Futuro da chapa do PP deve ser definido às vésperas da eleição da Mesa Diretora

Progressista vive impasse sobre desistência de disputar a Mesa Diretora

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
beto chapa
Beto Avelar (PP) se lançou como candidato, mas enfrenta dificuldades para obter apoio. (Divulgação, Câmara)

O futuro da chapa do PP para concorrer à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Campo Grande deve ser definido às vésperas da eleição, marcada para quarta-feira (1º). Além da posse no dia do Ano Novo, os 29 parlamentares definem o presidente e os ocupantes dos outros seis cargos do próximo biênio da Casa de Leis. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Na disputa até o momento estão os vereadores Papy (PSDB) – que possui o apoio de 24 colegas, incluindo o do atual presidente da Mesa Diretora, Carlão (PSB) – e o líder da prefeita na Câmara de Vereadores, Beto Avelar. 

Enquanto o tucano se articula há meses para obter o apoio dos outros vereadores, o progressista esperou para lançar a candidatura no apagar das luzes do ano legislativo, no último dia de sessões, em 19 de dezembro.

O resultado, até o momento, é que a chapa do PP enfrentaria dificuldades para obter apoio e não teria membros nem mesmo para ser registrada, já que são sete cargos e há apenas quatro vereadores eleitos da sigla. O grupo não conta com o aceno nem mesmo dos dois vereadores do Avante, partido coligado com o PP nas eleições de 2024. 

Uma reunião com os parlamentares do PP e Avante está marcada para esta segunda-feira (30). Correligionário do progressista afirmou ao Midiamax que deve conversar com a prefeita para discutir o assunto. “Até amanhã cedo já tem uma posição [sobre a chapa do PP]”, prevê. 

Adriane Lopes é a presidente municipal do PP em Campo Grande e tinha deixado os vereadores livres para decidirem o posicionamento na disputa. “Essa nova legislatura que se inicia a partir de 2025, nós deixamos os nossos vereadores da bancada, PP e Avante, livres para esta escolha”, ela afirmou durante a diplomação, em 18 de dezembro. 

No último sábado (28), Papy afirmou que está aberto a negociar com o PP algum cargo na Mesa Diretora. Até o momento, apenas Papy (presidente) e Carlão (1º secretário) estariam confirmados oficialmente como candidatos na chapa do tucano. 

O Midiamax tenta há quatro dias falar com o vereador Beto Avelar, mas não obteve resposta até o momento. O espaço segue aberto para manifestações. 

Eleição Mesa Diretora

Parte dos vereadores da próxima legislatura se reuniu com Papy para debater a Mesa Diretora. (Arquivo Pessoal)

A Mesa Diretora é composta por Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, 1º Secretário, 2º Secretário e 3º Secretário. Muitos parlamentares já teriam declarado apoio a chapa liderada pelo vereador Papy (PSDB).

Além Papy e Carlão, a lista de apoio a Epaminondas Neto seria composta pelos parlamentares do PSDB, PT, PL, União Brasil, PODE, Republicanos e PSD.

A chapa deve ser registrada no dia da eleição, após a posse dos parlamentares para o novo mandato. 

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

vereadores