Coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT) defendeu a criação de uma linha específica do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). A linha atenderia as atividades econômicas do Pantanal em Mato Grosso do Sul.

Nesta quinta-feira (15), o coordenador participou de audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Luciana de Sousa Barros, também participou do evento.

Vander destacou que “a forte estiagem e os incêndios descontrolados prejudicaram vários empreendimentos no Pantanal”. Assim, afirmou que “é importante que o Governo Federal tenha uma linha de crédito especial para atender esse público”.

A superintendente afirmou que a linha de crédito para o Pantanal será direcionada tanto a produtores rurais quanto a empreendedores. Além disso, atenderia setores de comércio e serviços e de turismo, com foco nos chamados tomadores de pequeno porte — que são aqueles que faturam até R$ 16 milhões em um ano.

“Além disso, nossa proposta na Sudeco é oferecer condições realmente diferenciadas, que poucas linhas de crédito no mercado possuem. Estamos falando de juros de até 6% ao ano e prazos alongados tanto de carência quanto para o pagamento do financiamento”, detalhou a superintendente.

Luciana apontou que a linha estará sujeita à adequação dos empreendimentos às diretrizes da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de julho sancionou a medida durante agenda em Corumbá.

Então, Vander disse que os recursos para atender o Pantanal precisam estar alinhados com a política sancionada. “Para nós, é importante apoiar e beneficiar quem trabalha com o desenvolvimento sustentável”.

Por fim, o ministro Waldez Góes afirmou que irá apresentar a proposta da linha de crédito no Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste).