FCO pode ter linha especial para atividades econômicas no Pantanal, afirma Vander Loubet
O deputado Vander Loubet participou de reunião com o ministro Waldez Góes
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Coordenador da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o deputado federal Vander Loubet (PT) defendeu a criação de uma linha específica do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste). A linha atenderia as atividades econômicas do Pantanal em Mato Grosso do Sul.
Nesta quinta-feira (15), o coordenador participou de audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A superintendente de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Luciana de Sousa Barros, também participou do evento.
Vander destacou que “a forte estiagem e os incêndios descontrolados prejudicaram vários empreendimentos no Pantanal”. Assim, afirmou que “é importante que o Governo Federal tenha uma linha de crédito especial para atender esse público”.
A superintendente afirmou que a linha de crédito para o Pantanal será direcionada tanto a produtores rurais quanto a empreendedores. Além disso, atenderia setores de comércio e serviços e de turismo, com foco nos chamados tomadores de pequeno porte — que são aqueles que faturam até R$ 16 milhões em um ano.
“Além disso, nossa proposta na Sudeco é oferecer condições realmente diferenciadas, que poucas linhas de crédito no mercado possuem. Estamos falando de juros de até 6% ao ano e prazos alongados tanto de carência quanto para o pagamento do financiamento”, detalhou a superintendente.
Luciana apontou que a linha estará sujeita à adequação dos empreendimentos às diretrizes da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 31 de julho sancionou a medida durante agenda em Corumbá.
Então, Vander disse que os recursos para atender o Pantanal precisam estar alinhados com a política sancionada. “Para nós, é importante apoiar e beneficiar quem trabalha com o desenvolvimento sustentável”.
Por fim, o ministro Waldez Góes afirmou que irá apresentar a proposta da linha de crédito no Condel (Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste).
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.