Em decisão unânime, TRE homologa desistência do PSD e formaliza Prefeito e Vice em São Gabriel do Oeste

Com a homologação, o TRE poderá agora prosseguir com a diplomação de Montagna e Rohr, formalizando-os como prefeito e vice-prefeito eleitos de São Gabriel do Oeste

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Leocir Montagna, de camiseta escura, e Rogério Rohr. de camiseta verde, serão legitimados como Prefeito e Vice em São Gabriel do Oeste (Reprodução Redes Sociais)

Em decisão unânime ocorrida durante sessão da tarde desta terça-feira (05), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS) homologou a desistência do PSD (Partido Social Democrático) em querer barrar a candidatura de seus integrantes partidários Leocir Montagna e Rogério Rohr aos cargos de Prefeito e Vice-Prefeito em São Gabriel do Oeste.

A decisão do TRE/MS acompanha o entendimento do Ministério Público Federal, conforme publicação do Jornal Midiamax, uma vez que os desembargadores da Justiça Eleitoral argumentaram que, como o processo ainda estava em andamento e o tema envolvia questões internas do partido, caberia à direção estadual do PSD a decisão de desistir do recurso, o que foi prontamente aceito pelo tribunal. Com a homologação, o TRE poderá agora prosseguir com a diplomação de Montagna e Rohr, formalizando-os como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, eleitos de São Gabriel do Oeste.

Entenda o caso

A eleição para a Prefeitura de São Gabriel do Oeste estava sob judice, pois o candidato mais votado no 1° turno, Leocir Montagna (PSD), aguardava a decisão da Justiça Eleitoral para saber se poderia assumir o cargo.

O candidato obteve 49,38% dos votos válidos. Nessa situação, de acordo com TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), não pode haver a proclamação dos eleitos ao cargo de prefeito e vice-prefeito. No entanto, os votos constam na divulgação dos resultados e são considerados no cálculo dos percentuais obtidos pelos concorrentes ao pleito majoritário.

Anteriormente, em setembro, o TRE-MS decidiu por unanimidade cancelar o registro de candidatura de Leocir Montagna para prefeito e Rogério Rohr para vice. O indeferimento acontece a pedido da própria executiva estadual do PSD (Partido Social Democrático).

Conforme os autos, o diretório do partido havia indicado que no município não houvesse candidatura própria para prefeito. No entanto, em convenção no dia 3 de julho, a comissão provisória municipal lançou chapa na majoritária e para vereadores.

Após convenção, o PSD Estadual entrou com recurso em 2ª instância. Em sessão do pleno do TRE-MS decidiu-se por unanimidade a aceitação do recurso que pede o cancelamento do registro de candidatura de Leocir e Rogério.

“À unanimidade e contrariando o parecer ministerial, este Tribunal Regional deu provimento ao recurso eleitoral, para anular a convenção partidária realizada pela Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e deu provimento ao recurso eleitoral para indeferir o Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários-DRAP da Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) de São Gabriel do Oeste e, por conseguinte das candidaturas majoritárias a ele vinculados, nos termos do voto do relator”, constava na decisão.

Três semanas após as eleições municipais e com Leocir vencedor, o PSD-MS retirou a ação, destacando ‘a importância de garantir a vontade dos eleitores expressa nas urnas’.

Leocir Montagna quer superar o episódio

Em entrevista concedida ao Jornal Midiamax na manhã de hoje (05), o Prefeito Eleito Leocir Montagna quer superar o episódio com o partido. Presente no 2º Congresso de Municípios, o prefeito eleito disse que o caminho é manter o diálogo com o diretório e as lideranças políticas para realizar uma boa gestão, que não é necessário ‘manter conflitos’.

“A gente parte do princípio de que sempre é necessário manter o diálogo. Neste caso é como estamos conduzindo com o partido e as lideranças políticas. Acreditamos que assim vamos poder administrar o municípios. Estamos superando essas barreiras”, disse.

Montagna disse ao Midiamax que antes das eleições o diretório municipal optou por lançar uma candidatura própria, mas que diretório estadual quis o contrário. “Houve uma decisão estadual, não ficou muito claro naquele momento. Lançamos a candidatura e tenho certeza que a partir do resultado nas urnas não há discussão, então não há porque manter esse conflito”, afirmou.

Conteúdos relacionados

riedel congresso prefeitas
Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
A parlamentar solicitou mais tempo para analisar o texto (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)