Pular para o conteúdo
Política

Eleições 2024: Três Lagoas tem 87 mil eleitores e maioria é de moradores entre 45 e 59 anos

Os 2 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul irão às urnas no dia 6 de outubro para o 1º turno
Mariane Chianezi -
Três Lagoas tem 87 mil eleitores | (Divulgação)

Os 2 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul se prepararam para ir às urnas em outubro para escolher os candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nos municípios nas Eleições de 2024. Terceiro maior eleitorado de MS, tem 132.152 moradores e 87.044 pessoas aptas a votar.

Conforme dados do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), a maioria dos eleitores segue a mesma média do indicativo do Estado, sendo formada por mulheres. Assim, o eleitorado é composto por 53% de mulheres e 47% de homens.

Diferente do indicativo do Estado, que tem como maioria do eleitorado pessoas com ensino fundamental incompleto (25%), em Três Lagoas a maioria é de eleitores com ensino médio completo, com total de 26.824 moradores (30,8%). Em seguida, aparecem os eleitores com ensino fundamental incompleto, com 22%.

Quanto ao estado civil, mais da metade dos eleitores são solteiros (53%), seguido por eleitores casados (37%). O eleitorado divorciado corresponde a 6%.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

MS tem 2 milhões de eleitores

De acordo com o levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o Estado teve aumento de 54 mil eleitores e chegou a 2 milhões de pessoas aptas a votar no próximo pleito.

O prazo para emitir ou regularizar o título eleitoral chegou ao fim no dia 8 de maio e mais de 12 mil eleitores procuraram o TRE-MS para atendimento. As estatísticas do tribunal mostram que, em janeiro, MS contava com 1.979.549 eleitores. Agora, após o período de regularização e emissão de novos documentos, junho registrou 2.034.339 eleitores nos municípios sul-mato-grossenses.

O perfil dos eleitores de Mato Grosso do Sul segue parecido. Em janeiro, os dados do tribunal mostravam que a maioria dos eleitores gerais possuía ensino fundamental incompleto, sendo um total de 500.936 eleitores. Seis meses depois, a maioria do eleitorado segue sendo os moradores com ensino fundamental incompleto, com 507.574 pessoas.

Apesar da quantidade desses eleitores ter aumentado, a porcentagem não se manteve a mesma. Em janeiro, o indicativo apontava 25,3%, enquanto agora, em junho, porcentagem é de 24,5%.

Os eleitores de 25 a 34 anos ainda são a maioria em MS. No início do ano, eram 414.100 pessoas aptas a votar nesta faixa etária. Agora, público é de 418.948. Ou seja, em seis meses, essa faixa etária teve aumento de 4.848 eleitores.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Últimas Notícias

Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

As determinações de Donald Trump se amparam em suposta ameaça a segurança nacional, a política externa e a economia dos Estados Unidos

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos