Pular para o conteúdo
Política

Eleições 2024: com 67 mil eleitores, maioria do eleitorado em Corumbá é formada por mulheres

Os 2 milhões de eleitores de Mato Grosso do Sul irão às urnas no dia 6 de outubro para o 1º turno
Mariane Chianezi -
Corumbá tem mais de 67 mil eleitores | (Foto: PMC/Divulgação)

As Eleições de 2024 estão se aproximando e os eleitores já podem separar os títulos para votar. O Midiamax preparou material para mostrar o perfil do eleitorado das cinco maiores cidades de Mato Grosso do Sul, que conforme último levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) conta com 2 milhões de eleitores.

Desta vez, os dados serão da cidade de , que tem população estimada de 96.268 pessoas e um eleitorado de 67.785 pessoas.

Conforme os dados divulgados pelo tribunal, 60.315 desses eleitores têm biometria cadastrada, cerca de 89%. Assim como a média do estado, Corumbá também aparece com mulheres sendo a maioria do eleitorado, 52%, enquanto MS tem 52,4%.

Diferente da maioria dos eleitores de Mato Grosso do Sul, que possuem idades entre 35 a 44 anos, a maioria dos eleitores em Corumbá são mais velhos: possuem idades entre 45 e 59 anos, correspondendo a um total de 24,5%. Seguido pelo público mais jovem, de 25 a 34 anos, que corresponde a 20,5%.

De maioria solteiros (65% dos eleitores) e com 27% casados, do eleitorado de Corumbá, 28% dos moradores têm ensino médio completo, total de 19.009 eleitores. Seguido daqueles que têm o ensino fundamental incompleto (25,8%), total de 17.535.

O 1º turno do pleito está marcado para 6 de outubro e já o 2º turno será no dia 27 de outubro, conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

MS tem 2 milhões de eleitores

De acordo com o levantamento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), o Estado teve aumento de 54 mil eleitores e chegou a 2 milhões de pessoas aptas a votarem no próximo pleito.

O prazo para emitir ou regularizar o título eleitoral chegou ao fim no dia 8 e maio e mais de 12 mil eleitores procuraram o TRE-MS para atendimento. As estatísticas do tribunal mostram que, em janeiro, MS contava com 1.979.549 eleitores. Agora, após o período de regularização e emissão de novos documentos, junho registrou 2.034.339 eleitores nos municípios sul-mato-grossense.

O perfil dos eleitores de Mato Grosso do Sul segue sendo parecidos. Em janeiro, os dados do tribunal mostravam que a maioria dos eleitores gerais possuíam ensino fundamental incompleto, sendo um total de 500.936 eleitores. Seis meses depois, a maioria do eleitorado segue sendo os moradores com ensino fundamental incompleto, com 507.574 pessoas.

Apesar da quantidade desses eleitores ter aumentado, a porcentagem não se manteve a mesma. Em janeiro, o indicativo apontava 25,3%, enquanto agora, em junho, porcentagem é de 24,5%.

Os eleitores de 25 a 34 anos ainda são a maioria em MS. No início do ano, eram 414.100 pessoas aptas a votarem nesta faixa etária. Agora, público é de 418.948. Ou seja, em seis meses, número de eleitores na faixa etária 4.848.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Jovem morre ao bater de frente com carro quando fazia manobras de motocicleta na MS-338

Funsat

De farmacêutico a repositor, Funsat anuncia 1,9 mil vagas nesta terça-feira

MC Daniel se pronuncia após ser acusado de agredir ex-noiva; entenda

Agrônomo de Dourados morre em acidente de carro em rodovia de Minas Gerais

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Com manhã fria e tarde quente, tempo seco predomina em MS nesta terça-feira

Últimas Notícias

Mundo

Trump exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça Rússia com tarifas

Tarifa pode chegar a 100%, o que afetaria países como China, Índia e Brasil

Cotidiano

Com o estoque abastecido, nova insulina produzida no Brasil não tem previsão para chegar em MS

Produção de insulinas foi retomada no país após 20 anos

Polícia

Professor acusado de importunação sexual contra alunas é mantido em sala de aula em MS

Justiça negou afastamento do professor

Brasil

PGR pede condenação de Bolsonaro e mais 7 réus por golpe de Estado

Expectativa é de julgamento no STF ser realizado em setembro