Pular para o conteúdo
Política

‘É justo e democrático convidar lideranças do Patriota’, diz presidente do PRD

Ele acredita que as lideranças do Patriota devem seguir Lídio Lopes, mas adianta que tenta dialogar
Anna Gomes -
Delcídio assumindo a presidência. (Divulgação)

O presidente estadual do PRD (Partido Renovação Democrática), , diz que está organizando a nova sigla e adianta que está conversando com lideranças do . Ele vê o novo partido como uma oportunidade para quem deseja se ‘projetar na política’.

O PRD surgiu após a fusão do PTB com o Patriota. Delcídio do Amaral já era o nome cotado para comandar o partido no Estado. Lídio Lopes (Patriota) decidiu deixar a sigla.

De um lado, a nova sigla tinha Delcídio como presidente estadual do PTB e, do outro, Lídio Lopes, que era presidente do Patriota em Mato Grosso do Sul. Com a homologação, a nova sigla ‘partiu’ lideranças ao meio.

Lídio já afirmou que vai se filiar a outro partido. Desta forma, vereadores do Patriota como Edu , Paulo Lands e o secretário de saúde e parlamentar licenciado, Sandro Benites aguardam o posicionamento da liderança para saber os rumos que devem seguir nas eleições de 2024.

Delcídio adianta que segue buscando negociações e organizando o PRD. Ele explica que tem conversado com várias lideranças, incluindo as do Patriota.

“Estamos começando a organizar o partido, não só renovando os diretórios provisoriamente em alguns municípios. Estamos conversando internamente não só com os antigos filiados do PTB, mas também com os do Patriota. É justo e democrático. Muitas lideranças políticas estão nos procurando. O partido é excelente para quem quer alguma chance ou se projetar. As coisas estão andando bem e estamos agindo com naturalidade. É natural lideranças do Patriota acompanharem o deputado Lídio, como também é natural permanecer ou trocar de sigla”, disse.

Fusão do PTB e Patriota

A decisão teve como base o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia, que apontou que as exigências da legislação foram atendidas pelos partidos. “A Procuradoria-Geral Eleitoral também opinou pelo deferimento do pedido de fusão, destacando que as impugnações solicitadas versam sobre questões que não afetam matérias das competências da Justiça Eleitoral”, disse.

Assim, a ministra Cármen Lúcia destacou que o estatuto do PRD foi aprovado em convenção nacional. O encontro aconteceu em 26 de outubro de 2022 e as decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de 9 de novembro de 2022.

Ainda no voto, Cármen considerou que foi prejudicada a liminar que reservava, desde fevereiro de 2023, os recursos do Fundo Partidário que seriam destinados ao PRD. Então, a fusão dos partidos permite que o PRD obtenha verbas do Fundo Partidário.

O direito foi concedido devido à cláusula de barreira, superada pelo partido novo. Ou seja, a soma dos votos válidos obtidos pelo Patriota e o PTB nas últimas eleições para a superou a cláusula. Por fim, o TSE esclareceu que, com a decisão, as verbas bloqueadas do PRD foram liberadas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulheres na Ciência: Documentário será exibido gratuitamente em Pub de Campo Grande

Procurando emprego? Próxima semana inicia com 1,7 mil vagas em Campo Grande

PRF flagra caminhoneiro com ‘rebite’ após 19 horas seguidas dirigindo entre MG e MS

Além de Ana Castela, Kaio e Gabriel, Eduardo Costa e Jads e Jadson são confirmados na Expogenética

Notícias mais lidas agora

Justiça manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 184 mil por atrasos de ônibus em Campo Grande

Filho de policial civil é morto em frente de conveniência no Nova Lima

calendário

Acabou a folga? Único feriado nacional de setembro cai em um domingo

Jay-Z lidera Forbes e se torna o artista mais rico da música em 2025

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Funtrab oferta mais de 900 vagas na próxima segunda-feira em Campo Grande

Vagas são em diversas áreas de atuação, de açougueiro a eletricista

Emprego e Concurso

Seguem abertas inscrições em seleção para professores de Rádio-Patrulha

Inscrições em processo seletivo vão até o dia 10 de outubro

Cotidiano

Morre homem que foi atropelado na BR-163 após receber alta da Santa Casa

José Carlos Moura da Silva foi atropelado após receber alta da Santa Casa e, sem comunicação com a família, tentou voltar a pé para Nova Alvorada do Sul

Famosos

Luis Fernando Verissimo é velado em Porto Alegre, em cerimônia aberta ao público

Governador Eduardo Leite decretou três dias de luto oficial no Rio Grande do Sul em razão do falecimento do escritor