Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS aprovam LDO e outros nove projetos na última sessão antes do recesso legislativo

A maioria das matérias foi aprovada em segunda discussão e segue para sanção
Dândara Genelhú -
deputados deputado
(Nathália Alcântara, Midiamax)

A última sessão da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) contou com aprovação de 10 projetos. Entre eles, o projeto de lei 120/2024, que trata das LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2025. Assim, a redação final segue à sanção.

Conforme o texto, a receita estimada na LDO pelo Governo do Estado para o próximo ano é de R$ 26,4 bilhões. Os deputados também aprovaram seis propostas do Poder Executivo em segunda discussão.

Então, segue para sanção o projeto de lei 100/2024 que altera a Lei 5.676/2021 – que cria a Fadeb-MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica do Estado de Mato Grosso do Sul). As alterações permitem que a Fundação realize a formação de profissionais de educação superior e de acadêmicos para atuação em projetos e programas desenvolvidos pela Fundação.

Confira outros projetos aprovados:

Projeto de Lei 143/2024: De autoria do Poder Executivo, que modifica a Lei 4.841/2016, que dispõe sobre o repasse do Incentivo Estadual aos Agentes Comunitário de Saúde e outros profissionais relacionados. A matéria segue para sanção. Com as mudanças, há acréscimo do valor do incentivo estadual a ser pago aos agentes públicos nela mencionados. Atualmente o incentivo é fixado em 50% passará para até 100% do salário mínimo vigente, cujo incentivo será composto de um valor fixo equivalente a 15% do salário mínimo vigente, acrescido de um valor variável, que será pago de forma escalonada até o ano de 2026.

Projeto de Lei 144/2024: De autoria do Executivo, a matéria segue para sanção do governador. O texto autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal (CEF), com a garantia prestada pela União.

Projeto de Lei 145/2024: Também do Executivo, a matéria dá autorização para que o Executivo preste contragarantia à União em operação de crédito interna a ser celebrada entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e a Caixa Econômica Federal.

Projeto de Lei 148/2024: A proposta altera as Leis 1.810/1997 e 6.062/2023, que tratam, respectivamente, de tributos de competência do Estado e do sistema de relacionamento, por meio eletrônico, da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda de MS), com o cidadão ou pessoa jurídica, contribuintes ou não dos tributos estaduais.

Projeto de Lei 149/2024: O projeto dispõe sobre formas excepcionais de pagamento de créditos tributários relativos ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), conhecido como Refis. As matérias seguem à sanção.

Projeto de Lei 128/2024: De autoria do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul). A proposta altera a Lei 3.877/2010, que dispõe sobre a consolidação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Quadro de Pessoal e cria funções comissionadas e cargos em comissão na estrutura funcional do órgão. O projeto segue à sanção.

Projeto de Lei 152/2024: A matéria que segue para sanção trata sobre que dispõem sobre o Estatuto dos Servidores Públicos.

Projeto de Lei 153/2024: Este projeto trata sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Legislativo estadual; a matéria segue à sanção.

Constitucionalidade

Na sessão desta terça-feira (16), os deputados da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) analisaram o Projeto de Lei 164/2024, de autoria do Poder Judiciário. A matéria trata sobre alterações no recolhimento de taxas judiciárias.

Por unanimidade, aprovaram a constitucionalidade da matéria. Assim, o texto segue para tramitação normal na Casa de Leis. Além disso, houve solicitação especial da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Mato Grosso do Sul (OAB/MS). “Foi um pedido da OAB/MS para tramitação até o dia 11 de agosto, em que é celebrado o Dia do Advogado”, explicou o deputado Gerson Claro (PP), presidente da Alems.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime