Deputada faz indicação para retomada do projeto de criação da Universidade Federal do Pantanal

A indicação considera os desafios ambientais e climáticos que atualmente afetam o bioma
pantaneiro, especialmente na região sul-mato-grossense

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
alems apostas eleição
Assembleia Legislativa de MS. (Reprodução)

A deputada estadual Gleice Jane (PT) encaminhou uma indicação à Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), solicitando ao Ministro da Educação, Camilo Santana, que sejam envidados esforços para a retomada do projeto de criação da Universidade Federal do Pantanal (UFPan). A iniciativa visa enfrentar os desafios ambientais e climáticos que afetam o bioma pantaneiro, especialmente na região sul-mato-grossense.

A proposta foi apresentada no dia 11 de dezembro de 2024 e busca destacar a importância da criação da UFPan como ferramenta fundamental para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região. Em sua justificativa, a deputada destaca os impactos devastadores causados pelas tragédias ambientais que atingem o Pantanal, como incêndios, assoreamento dos rios e a redução das chuvas, fatores que comprometem gravemente a fauna e a flora locais.

Em suas visitas às comunidades ribeirinhas do Pantanal, a parlamentar testemunhou que “observou os danos causados pela exploração predatória do bioma, que inclui a expansão de monoculturas e o uso indiscriminado de agrotóxicos. Esses problemas afetam diretamente o modo de vida de populações tradicionais, como indígenas, quilombolas, camponeses e pescadores, além de comprometer a agricultura familiar e a pesca, essenciais para a segurança alimentar da região”.

A criação da UFPan, conforme ressaltado por Gleice Jane, “será uma estratégia essencial para lidar com esses desafios”. Entre os principais objetivos da universidade estão a construção de um hospital veterinário universitário, voltado à reabilitação de animais silvestres e à proteção da fauna regional, além do desenvolvimento de cursos voltados à sustentabilidade, agroecologia e ao atendimento das demandas das comunidades tradicionais. A UFPan também pretende fomentar a pesquisa e a cooperação internacional, atraindo especialistas para contribuir com políticas públicas de conservação e recuperação ambiental.

A criação da universidade, segundo a deputada, reflete um compromisso do Governo Federal com a proteção do Pantanal e o desenvolvimento sustentável da região. Existe a expectativa de que a UFPan seja um ponto de encontro entre pesquisadores e a sociedade, promovendo soluções inovadoras para a recuperação ambiental e garantindo que as necessidades da população local sejam atendidas de forma integrada e sustentável.

A indicação será apreciada pela Mesa Diretora da Casa de Leis sul-mato-grossense.

Conteúdos relacionados

Projetos passam por segunda votação e discussão na Câmara dos Vereadores.
Casa de Leis de Mato Grosso do Sul (Arquivo, Midiamax)
Câmara de vereadores