Pular para o conteúdo
Política

Decreto regulamenta Fundo Especial da Procuradoria-Geral de Campo Grande

Decreto foi publicado após decisão liminar do TCE-MS
Dândara Genelhú -
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo
Prefeitura de Campo Grande (Arquivo, Midiamax)

O decreto nº 16.122/2024, que regulamenta o FEPGMCG (Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município), foi publicado em edição extra do (Diário Oficial de ) nesta sexta-feira (20). A publicação acontece após decisão liminar do (Tribunal de Contas do Estado de ).

Nesta sexta-feira (20), o TCE-MS apontou necessidade da publicação de um decreto para regulamentar o fundo, alvo de denúncia no órgão. Logo depois, a Prefeitura de Campo Grande divulgou o decreto em diário oficial.

O município estipulou que as receitas do Fundo Especial serão compostas pelos honorários advocatícios devidos aos Procuradores Municipais de Campo Grande-MS. Assim, “os recursos do FEPGMCG serão movimentados exclusivamente em conta corrente específica, mantida em instituição financeira pública e vinculada ao CNPJ do Fundo”.

Além disso, os recolhimentos do Fundo “serão realizados mediante documento de arrecadação com código de receita único e específico, e, imediatamente, repassadas à conta corrente específica”.

Repasse

Já sobre a distribuição dos recursos provenientes do Fundo, a Prefeitura garante que será de igualitária e mensal aos procuradores municipais. O repasse também observará o teto remuneratório, previsto no art. 37, XI, da Constituição Federal.

Com o decreto, o município autoriza a criação de uma subconta individual para cada membro da carreira de Procurador Municipal da ativa.

Também foram definidos que “o Procurador que exceder o teto em determinado mês terá retido o excedente para os meses seguintes”. E que “a parcela distribuída dos honorários advocatícios do caput somente incidirá desconto relativo ao imposto de renda pessoa física, a ser apurado na mesma alíquota cobrada das sociedades de advogados”.

Por fim, a Prefeitura destacou no texto sancionado que é proibido o repasse de honorários advocatícios para aqueles que não integram a carreira de Procurador Municipal.

Fiscalização do Fundo

A fiscalização do Fundo e repasses previstos no texto será de responsabilidade do Conselho, previsto no artigo 4º da matéria. Cinco procuradores irão compor o grupo e serão indicados pelo procurador-Geral do Município.

“O FEPGMCG será gerido pelo Procurador-Geral Adjunto, que designará órgão da Procuradoria-Geral do Município, incumbido de organizar a contabilidade financeira e o plano de aplicação dos recursos”, define o decreto.

Além disso, a Prefeitura informou no texto que os “Procuradores Municipais da ativa, por meio de maioria absoluta, poderão destinar percentual da receita previsto no art. 2º para custeio de atividades de aperfeiçoamento profissional e auxílio saúde de seus membros”.

Por fim, destacou que o procurador-Geral de Campo Grande será responsável por editar os atos complementares necessários para o funcionamento do Fundo.

A publicação é assinada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Comerciante é preso por receptação na Vila Margarida durante operação

Tarifaço pode acelerar acordo Mercosul-UE, diz presidente da Apex

Andressa Urach diz que será candidata a deputada federal e pede sugestões de partidos

Bolão e aposta simples em MS acertam quina da Mega e faturam mais de R$ 200 mil

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

Motoristas envolvidos em racha que matou jovem e feriu cinco são condenados em júri popular

Flamengo joga mal, mas derrota Deportivo Táchira na estreia da Copa Libertadores

Últimas Notícias

Polícia

Motorista é preso fazendo transporte clandestino na rodoviária de Campo Grande

Investigadores surpreenderam o homem cooptando passageiros

Brasil

Pix parcelado deve ser lançado em setembro, diz Banco Central

O Pix parcelado permitirá que o pagador contraia um crédito para permitir o parcelamento

Polícia

Motorista apresenta nervosismo e PRF encontra 161 Kg de cocaína em caminhonete

Encontrado em um compartimento oculto na carroceria da caminhonete

Brasil

Fies: faculdades privadas podem oferecer vagas remanescentes até dia 7

O objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda