Pular para o conteúdo
Política

Decreto regulamenta Fundo Especial da Procuradoria-Geral de Campo Grande

Decreto foi publicado após decisão liminar do TCE-MS
Dândara Genelhú -
prefeita loa 2025 procuradores procuradoria fundo
Prefeitura de Campo Grande (Arquivo, Midiamax)

O decreto nº 16.122/2024, que regulamenta o FEPGMCG (Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município), foi publicado em edição extra do (Diário Oficial de ) nesta sexta-feira (20). A publicação acontece após decisão liminar do (Tribunal de Contas do Estado de ).

Nesta sexta-feira (20), o TCE-MS apontou necessidade da publicação de um decreto para regulamentar o fundo, alvo de denúncia no órgão. Logo depois, a Prefeitura de Campo Grande divulgou o decreto em diário oficial.

O município estipulou que as receitas do Fundo Especial serão compostas pelos honorários advocatícios devidos aos Procuradores Municipais de Campo Grande-MS. Assim, “os recursos do FEPGMCG serão movimentados exclusivamente em conta corrente específica, mantida em instituição financeira pública e vinculada ao CNPJ do Fundo”.

Além disso, os recolhimentos do Fundo “serão realizados mediante documento de arrecadação com código de receita único e específico, e, imediatamente, repassadas à conta corrente específica”.

Repasse

Já sobre a distribuição dos recursos provenientes do Fundo, a Prefeitura garante que será de igualitária e mensal aos procuradores municipais. O repasse também observará o teto remuneratório, previsto no art. 37, XI, da Constituição Federal.

Com o decreto, o município autoriza a criação de uma subconta individual para cada membro da carreira de Procurador Municipal da ativa.

Também foram definidos que “o Procurador que exceder o teto em determinado mês terá retido o excedente para os meses seguintes”. E que “a parcela distribuída dos honorários advocatícios do caput somente incidirá desconto relativo ao imposto de renda pessoa física, a ser apurado na mesma alíquota cobrada das sociedades de advogados”.

Por fim, a Prefeitura destacou no texto sancionado que é proibido o repasse de honorários advocatícios para aqueles que não integram a carreira de Procurador Municipal.

Fiscalização do Fundo

A fiscalização do Fundo e repasses previstos no texto será de responsabilidade do Conselho, previsto no artigo 4º da matéria. Cinco procuradores irão compor o grupo e serão indicados pelo procurador-Geral do Município.

“O FEPGMCG será gerido pelo Procurador-Geral Adjunto, que designará órgão da Procuradoria-Geral do Município, incumbido de organizar a contabilidade financeira e o plano de aplicação dos recursos”, define o decreto.

Além disso, a Prefeitura informou no texto que os “Procuradores Municipais da ativa, por meio de maioria absoluta, poderão destinar percentual da receita previsto no art. 2º para custeio de atividades de aperfeiçoamento profissional e auxílio saúde de seus membros”.

Por fim, destacou que o procurador-Geral de Campo Grande será responsável por editar os atos complementares necessários para o funcionamento do Fundo.

A publicação é assinada pela prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Policial militar aposentado e neto são executados no bairro Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Com a cabeça na Sul-Americana, Corinthians empata sem gols com o Atlético-MG no Brasileirão

Time paulista foi à campo com time reserva, pensando em preservar jogadores, mas viu Yuri Alberto sair lesionado da partida

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja