Debate Midiamax: Com temas sorteados, primeiro bloco tem embate e alfinetadas entre Adriane e Rose

Imbróglio como o da Folha Secreta veio à tona e Adriane Lopes apresentou decisão liminar que considera questão fake news

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Debate Midiamax foi aberto na noite desta segunda-feira (21) com embate direto entre as candidatas. Após sorteio de ordem e de temas, feitos pela mediadora Cristina Serra, Adriane Lopes (PP) iniciou a rodada de perguntas discutindo o tema “impostos”.

Em sua pergunta, questionou o que a adversária Rose Modesto (União Brasil) propõe para a redução de impostos para pequenos e médios empresários. Em resposta, Modesto destacou problemas de infraestrutura nos polos industriais e afirmou compromisso com a categoria, além de fomentar incentivos, como a desburocratização na abertura de empresas e manutenção de negócios. “Para as empresas, vamos colocar mais dinheiro no programa de microcrédito”, pontuou.

Em réplica, Adriane Lopes destacou a aprovação da Lei de Liberdade Econômica, redução de ISS das franquias de 5% para 2%, além de obras de infraestrutura nos polos industriais, como asfalto e saneamento. “Foram 20 mil novas empresas abertas em 2 anos e vamos abrir mais 80 mil, gerando 20 mil novos empregos”, disse.

Rose pontuou, na tréplica, que as ações mencionadas pela adversária não são a realidade. “Estive nos dois polos e as reclamações foram as mesmas”, referindo-se sobre infraestrutura, falta de acesso e burocrática. “A Capital está perdendo tudo para o interior. Nos últimos 10 anos, foram mais de R$ 50 bilhões para MS e nada para Campo Grande”, finalizou.

Assistência Social

No tema Assistência Social, Rose Modesto questionou sobre os projetos de Adriane nos anos à frente do Executivo Municipal em relação ao que foi feito pelas pessoas em situação de rua. “Aprendi o que fazer e o que nunca fazer. Dupliquei o número de vagas para acolhimento, tenho serviço de abordagem especial com abordagem 24h, mas o destaque foram as 7 mil famílias atendidas com a regulamentação fundiária durante 2 anos, para que essas famílias saiam dessa condição. Sei que tem problemas, mas consegui avançar Campo Grande para um novo tempo”, pontuou a Prefeita.

Rose rebateu com a questão da cracolândia, que se espalhou, e destacou falta de ações, além de poucos Caps para essa população. Adriane pontou a criação de consultórios de rua para atendimento da população vulneráveis, além de 300 vagas para tratamento de dependência de álcool e droga. “Moradores em situação de rua é problema das grandes cidades, mas em Campo Grande tenho combatido com dignidade. Temos mapeado cada pessoas, mas elas podem decidir ou não ser tratadas, e isso é a legislação”, finalizou Adriane.

Meio Ambiente e Urbanismo

Sobre Meio Ambiente e Urbanismo, Adriane Lopes questionou a adversária sobre políticas para mitigar efeitos e impactos das mudanças climáticas em Campo Grande. Rose pontuou sobre estatísticas de Campo Grande, no caso, relatou ser a 7ª cidade com maior risco de acidente ambiental climático, citando a bacia hidrográfica da cidade e mais de 200 pontos de alagamento e enchentes. “Vamos fazer levantamento urgente dos projetos que têm, acredito que não tenha porque não vi. Depois da chuva de 30 minutos, a Prefeita citou um, dois três pontos, diante de mais de 200 que existem”.

Após Rose também mencionar políticas de arborização, Adriane Lopes rebateu com o título Cidade Árvore, concedido pela ONU e obtido pela capital pelo 5º ano consecutivo. Também destacou mais de 400km de saneamento e plano de descarbonização, que já teria sido iniciado na modernização do transporte publico. E refutou o total de locais de alagamento crítico.

Rose treplicou alfinetando a adversária com transparência e mencionando pela primeira vez o caso folha secreta. “O que adianta dizer que fez? Nós queremos sentir que fez. Sei que nenhum prefeito consegue controlar a quantidade de água que cai, mas se tiver bons projetos, se tiver em que porta bater… Quando a senhora foi no governo federal?”, finalizou.

Infraestrutura

No tema infraestrutura, Rose Modesto perguntou sobre a qualidade do asfalto. Adriane destacou que asfaltou 150km de vias e que recapeou outros 150km, e que pretende, se eleita, aumenta mais 400km de asfalto na Capital. Rose mencionou laudo técnico da UFMS que atestaria baixa qualidade dos novos asfaltos. Adriane rebateu com o avanço de obras e destacou retomadas.

Saúde

Novo tema sorteado: Saúde foi tema de pergunta de Adriane Lopes a Rose: Como fazer com a alta demanda e atendimentos especializados. Rose pontuou que vai trabalhar com a central de especialidades, ampliar a telemedicina, ao custo de R$ 30 milhões, com 14 gabinetes. “Não vou demorar nem um ano, nos meus primeiros 100 dias de governo farei isso”. Na réplica, Adriane destacou a falta de vagas e a iniciativa do Hospital Municipal, com realização de 15 mil exames por mês. Na réplica, Rose abordou a falta de planejamento que resultou em falta de medicamentos em postos de saúde.

Corrupção e Transparência

No tema sorteado, Rose questionou a adversária sobre a Folha Secreta e perguntou sobre a transparência nas contas públicas. Nesse momento, a prefeita erguei documento no qual consta decisão liminar que proibiria Rose de mencionar o imbróglio, sob acusação de Fake News e destacou o prazo de regularização de acordo feito com o Tribunal de Contas Estadual. Rose replicou pedindo que a imprensa acione o órgão para ver como está o termo que regulamenta a questão. Adriane finalizou afirmando que colocou ponto final na falta de transparência com o termo de ajustamento de gestão.

Educação

O sexto tema sorteado foi Educação e Adriane questionou sobre estratégias para zerar o déficit em vagas por emeis e para assegurar qualidade do ensino na primeira infância. Rose destacou finalização de 7 emeis inconclusas, parceria com o FNDE para mais 10 emeis e ver a eficiência das 166 salas em construção, mencionando que são as mais caras do país, e valorização dos professores. Adriane rebateu mencionando gestão democrática e pagamento do piso salarial, além de concurso para administrativos. Destacou que as emeis estão totalmente equipadas e que do déficit de 12 mil vagas em creches, providenciou mais de 6 mil. Rose voltou a criticar as emeis paradas e destacou que o custo de finalização seria baixo.

Desenvolvimento econômico e emprego

Sorteado o tema Desenvolvimento econômico e emprego, Rose voltou a falar nos investimentos perdidos pela Capital e questionou “como vai ser esse assunto numa próxima gestão”. Adriane explorou a Rota Bioceânica. “Trouxe pra Campo Grande a Rota Bioceânica. Nesses 2 anos foram abertas 20 mil empresas e aprovei a lei da liberdade econômica”, disse a prefeita, além de citar parceria com o Governo de MS e infraestrutura nos polos econômicos, além de capacitação de jovens e projetos de internacionalização. Rose rebateu com a perda de ICMS por não conseguir captar as empresas e resultando na perda da capacidade de industrialização. Adriane rebateu dizendo “me admira a superintendente da Sudeco não saber que Campo Grande é a mais competitiva do Centro Oeste”.

Regras do 1º bloco

No primeiro bloco, cada candidata, mediante ordem definida em sorteio, teve 30 segundos para realizar uma pergunta para a adversária, no total de 4. Para cada pergunta, foi sorteado na hora um tema entre os previamente aprovados, listados a seguir: Educação, Saúde, Corrupção e Transparência, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Emprego, Servidor Público, Ambiente e Urbanismo, Impostos e Assistência Social. Cada pergunta teve limite de 30 segundos de duração e cada resposta, 2 minutos. Para a réplica e tréplica, um minuto.

Debate Midiamax – Jornal Midiamax nas Eleições 2024

Candidatas à Prefeitura de Campo Grande, Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União) Brasil se enfrentam no 2º Debate Midiamax 2024. Você acompanha pela home do Jornal Midiamax, pelo Canal 4.1 da Net Campo Grande – TVC Midiamax, e pela TV Imaculada. A transmissão também ocorre simultaneamente no FacebookYouTubeTikTokRádio Difusora Pantanal e Rádio Hora 92.3 FM, além da transmissão pela TVE em canal aberto a toda a população.

Perdeu o debate? Clique AQUI para conferir na íntegra o confronto entre as candidatas do 2º turno à Prefeitura de Campo Grande. A cobertura completa do debate você também confere no Jornal Midiamax.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

eloy projeto fórum
candidatas
deputados discussão