Pular para o conteúdo
Política

Contra relator, ministros do TCU decidem reafirmar contrato com concessionária da BR-163 em MS

Ministro Benjamin Zymler será relator do acórdão
Dândara Genelhú -
tcu br-163 ministro
Sessão do TCU aconteceu nesta quarta-feira (13). (Reprodução)

Ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) votaram contra o relator, ministro Aroldo Cedraz, contrário à solução consensual do contrato de concessão da em . Assim, decidiram pela repactuação do contrato com a CCR MSVia, responsável pela rodovia no Estado.

A decisão é desta quarta-feira (13), em sessão retomada após pedido de vista no processo. Anteriormente, Cedraz havia dado parecer da relatoria contra a solução consensual.

Enquanto o ministro Benjamin Zymler divergiu do relator e votou pela repactuação do contrato da BR-163. Então, o ministro Augusto Nardes pediu vista na sessão anterior.

Acompanharam o voto divergente os ministros: Antonio Anastasia, Jorge Oliveira, Jhonatan de Jesus, Walton Alencar Rodrigues e Augusto Nardes.

“Vencedora a proposta apresentada pelo eminente ministro Benjamin Zymler, que fica designado relator para o acórdão”, definiu o presidente do TCU, ministro Bruno Dantas.

Revisor apontou alertas

O ministro Augusto Nardes foi revisor do processo e deu parecer na sessão desta quarta-feira (13). Disse que o processo causou preocupação e faria alguns alertas encontrados durante a revisão.

“Já analisei muitas situações em que as concessionárias não cumprem o acordado”, afirmou. No entanto, destacou que o encaminhamento apresentado pelo ministro Zymler era o melhor para o caso.

“A par desses riscos e existência de inúmeras vantagens na solução proposta, tais como adiantamento relevante de obras, impacto positivo na população, redução de acidentes, melhora de fluidez na rodovia e geração de empregos”, justificou.

Portanto, Nardes votou a favor da repactuação e contra o parecer do relator. “O fato de buscar alternativas urgentes, pronta a retomada no trecho concedido a entrega adequada de serviços prestados a usuários na BR-163 em MS, além das eliminações das incertezas jurídicas, peço licença ao relator para concordar com o ministro Benjamin”, disse.

Relator

Por sua vez, o ministro relator reforçou preocupações com a repactuação do contrato. “Considero uma ilegalidade e não uma proposição vantajosa”, pontuou.

Cedraz reconheceu que a repactuação “potencializa nossa manutenção preventiva”. Porém, ressaltou que “a proposta ofende de forma grave e intensa o princípio da normalidade”.

Além disso, disse que o acordo “nunca garantiu que os investimentos serão cumpridos nos prazos”. Por fim, o relator ressaltou a posição contra a repactuação. “Por afrontar diversos princípios constitucionais e não estar plenamente amparado no interesse público, peço que o termo seja recusado pelo Tribunal”, justificou Cedraz.

Alternativa viável para BR-163

Ao Jornal Midiamax, Benjamin afirmou que a opção mais vantajosa é a repactuação do contrato. “A meu ver, e isso vai depender do TCU, a nova solução, a de repactuação do contrato, é muito mais vantajosa do que as duas outras”, considerou.

Além disso, o ministro do TCU lembrou que o TCU adotou a linha de repactuação em pelo menos outros 10 casos. “Essa é uma linha muito interessante, no sentido de permitir que a consensualidade possa resolver litígios como esses, que paralisam as obras, que prejudicam a sociedade, que não permitem que um serviço público adequado possa ser prestado a todos os cidadãos”.

Sobre os outros processos, disse que “essas concessões muitas delas já estão em andamento, com as obras sendo feitas, com os serviços já prestes a serem prestados de uma forma adequada”.

Contudo, ressaltou que a paralisação das concessões não podem prejudicar os cidadãos. “O que nós não é ficar inertes diante da paralisia das concessões, isso prejudica as empresas, mas prejudica fundamentalmente o cidadão que é o usuário dos serviços públicos prestados pelo estado ou pelas empresas concessionárias que recebem uma delegação do estado para prestar serviço público”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional