Pular para o conteúdo
Política

Com novo painel, vereadores votaram vetos e aprovaram 10 projetos nesta semana na Câmara de Campo Grande

Os parlamentares derrubaram, parcialmente, um veto que poderia barrar 95% das emendas ordinárias de 2024
Anna Gomes -
(Alicce Rodrigues-Midiamax)

Os vereadores de votaram vetos do Executivo e aprovaram pelo menos 10 projetos nas duas sessões da Câmara da Capital desta semana. Entre as votações, os parlamentares derrubaram, parcialmente, um veto que poderia barrar 95% das emendas ordinárias de 2024.

Ainda nesta semana, o painel eletrônico de votação, instalado na Câmara durante o recesso parlamentar, já começou a ser usado pelos vereadores. A primeira sessão aconteceu no dia 20 de fevereiro. Na ocasião, os parlamentares mantiveram um veto e aprovaram cinco projetos.

Em única discussão e votação, foi mantido o veto parcial ao projeto de lei 11.181/23, que estabelece procedimentos e prazos de ações governamentais com recursos alocados de emendas parlamentares impositivas.

Em segunda discussão, foi aprovado o projeto de lei 11.040/23, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, (PSB) que estabelece o Programa Municipal de Identificação de Lar Atípico com Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva.

Também o projeto de lei 11.064/23, de autoria do vereador Prof. André Luis (Rede), que altera o caput do Art. 1º da Lei n. 5.237, de 29 de novembro de 2013, que instituiu a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose.

Os vereadores aprovaram também o projeto de lei 11.099/23, de autoria do vereador Clodoilson Pires (Podemos), que institui 18 de dezembro como o Dia Municipal da Doula.

Ainda o projeto de lei 11.121/23, de autoria dos vereadores Otávio Trad (PSD), Claudinho Serra (PSDB) e Beto Avelar (PSD), que institui o Programa nos Caminhos das Hortas.

E, por fim, o projeto de lei 11.187/23, de autoria do vereador Dr. Victor Rocha (PP), que institui 18 de setembro como o Dia Municipal de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce de Retinoblastoma.

Já na última quinta-feira (22), os vereadores de Campo Grande derrubaram, parcialmente, um veto do Executivo, na sessão desta quinta-feira (22). O documento poderia barrar pelo menos 95% das emendas ordinárias de 2024. A votação foi unanime no plenário.

O veto parcial ao projeto de lei n. 11.108/23, estima a receita e fixa a despesa de Campo Grande para o exercício financeiro de 2024. Os vetos às emendas do FMIS (Fundo de Investimentos Sociais), de R$ 8,7 milhões e às emendas ordinárias foram derrubados, enquanto o veto ao artigo 6º foi mantido.

Se acaso fosse aprovado, centenas de emedas dos vereadores poderiam ser vetadas. O artigo 6º, que foi mantido, diz respeito a abertura de crédito suplementar, o qual continua passando pela Casa quando for acima de 15%.

Alguns vereadores consideram o veto uma falta de respeito com o trabalho do Legislativo. A vereadora (PT), por exemplo, teria todas as emendas derrubadas se acaso fosse aprovado pela Câmara.

“É absurdo. É como se ela disse que o orçamento vai ser o que ela. Todo o nosso trabalho durante um semestre, conversando com as comunidades, organizando as emendas não valeria para nada. Essa construção toda de 29 vereadores foi considerada zero por ela. Todos erraram. Só ela acertou. É uma arrogância que a gente nunca viu em nenhum chefe de executivo. É uma coisa muito atípica e vergonhosa para a cidade. É por isso que o veto foi derrubado”, disse a parlamentar.

Além do veto, os vereadores de Campo Grande também analisaram cinco projetos, na manhã de quinta-feira. Em regime de urgência, foi aprovado o projeto de decreto legislativo 2.736/24, do vereador Ayrton Araújo (PT), que outorga o título de Visitante Ilustre ao cardeal Ángel Fernandez Artime.

Também foi aprovado o projeto de lei 11.189/23, que altera a lei n. 5.528/15, que dispõe sobre a obrigatoriedade das maternidades hospitalares congêneres da rede pública e privada do município permitirem a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas.

Já em turno único de discussão e votação, foi aprovado em plenário o projeto de lei complementar n. 883/23, substitutivo ao PL 11.104/23, que exige a exposição de QR Code constando a lista de todos os profissionais habilitados nos estabelecimentos que atuam nas áreas de estética, entretenimento, saúde, clínica, hospital, consultório e ambulatório veterinário. A proposta é de autoria do vereador Zé da Farmácia (Podemos).

Outros dois projetos foram aprovados em primeira discussão e votação.

O PL de lei n. 10.412/21, de autoria do vereador Tiago Vargas (PSD), autoriza o Poder Executivo a criar o Corredor Comercial no bairro Parque do Lageado, no município.

E o projeto de lei n. 10.797/22, que equipara a pessoa diagnosticada com doença renal crônica à pessoa com deficiência – PCD, para fins de acesso ao percentual legal de vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência. A proposta é de autoria dos vereadores Prof. (PP) e (Republicanos).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Condenado por ajudar a matar morador em situação de rua no Cetremi é preso em Campo Grande

Riedel participa da abertura da 53ª Expobel em Bela Vista

Bolsa Família (Divulgação, Roberta Aline - MDS)

Bolsa Família: pagamento de julho começa nesta sexta-feira

Em carta a Bolsonaro, Trump volta vincular taxa a processo do golpe

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Senadores pedem impeachment da ministra do STF Cármen Lúcia

Últimas Notícias

Mundo

Síria retira tropas de zona de guerra após trégua com drusos

Região vinha sendo palco de confrontos de drusos, beduínos e forças de segurança, com um balanço de mais de 500 mortos

Sem Categoria

Bolsonaro e sede do PL são alvos de busca e apreensão da PF em Brasília

Bolsonaro enfrenta processo no STF pelos atos de 8 de janeiro, além de estar envolvido na guerra comercial entre Brasil e EUA

Cotidiano

Dourados tem queda de temperatura e termômetros registram 5.4 ºC nesta sexta

Um dado preocupante é que conforme o Guia Clima, a cidade segue sem chuvas expressivas há 31 dias

Famosos

Ex-BBB Aline Patriarca anuncia fim do namoro com Diogo Almeida: ‘Respeito’

Aline Patriarca e Diogo Almeida pegaram os fãs de surpresa ao anunciarem o fim do relacionamento; eles se conheceram no BBB 25