Nas últimas eleições municipais, Mato Grosso do Sul elegeu 163 vereadoras. Contudo, sete cidades do Estado não possuem nenhuma mulher eleita para o Poder Legislativo.

No total, mulheres representam 19% dos parlamentares eleitos para as câmaras municipais de MS. Então, eleitores deram mandato para 684 homens em 2020, que representam 81% dos vereadores sul-mato-grossenses.

Assim, a proporção de eleitos para as casas de leis de MS é de uma mulher vereadora a cada quatro homens vereadores.

Os dados das Eleições de 2020 são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A reportagem analisou os resultados nos 79 municípios do Estado.

Sem mulheres vereadoras

Apesar da maioria dos municípios de MS ter pelo menos uma mulher representante na Câmara. Sete cidades do Estado não possuem nenhuma vereadora mulher.

Cidades que não elegeram mulheres vereadoras em 2020: Aquidauana, Batayporã, Camapuã, Maracaju, Naviraí, Sete Quedas e Pedro Gomes.

No total, MS possui 79 câmaras municipais. Em 2020, MS registrou 847 vereadores eleitos.

Brasilândia é a única cidade que elegeu mais mulheres do que homens para composição da Câmara Municipal. Então, no município, a 387 quilômetros de Campo Grande, existem cinco vereadoras mulheres eleitas e quatro homens.

Por outro lado, em Campo Grande o eleitorado escolheu apenas uma vereadora para exercer mandato na Câmara. Com isso, 28 homens e uma mulher compõem a Casa de Leis da Capital de MS.

Raça e escolaridade

Escolaridade dos vereadores eleitos em 2020 em MS. (Fonte: TSE, elaborado por Senado)

Dos vereadores eleitos no Estado, 58% se declararam brancos. Outros 31% afirmaram ser pardos, 6% são declarados como pretos. Existem ainda 2% que se declararam como indígenas, 1% como amarela e outros 2% não informaram a raça.

Já o grau de instrução das pessoas eleitas é na maioria superior completo. A maior parcela dos vereadores eleitos em MS nas Eleições de 2020 possuíam entre 40 a 49 anos. Portanto, 37% foram eleitos nesta faixa etária.

Outros 26% dos vereadores eleitos possuíam entre 30 a 39 anos na época da eleição. Por fim, a terceira faixa etária com mais vereadores eleitos é a de 50 a 59 anos. Isso porque 25% dos parlamentares tinham essa idade quando eleitos em 2020.