Pular para o conteúdo
Política

‘Candidatas laranjas’ no PSDB em Aquidauana são alvo de processo na Justiça Eleitoral

Candidata do PSDB ainda teria feito campanha para um candidato do PT
Fábio Oruê -
psdb
Câmara de Aquidauana (Divulgação)

Uma ação contra candidaturas fictícias de vereadoras do em foi ingressada na 10ª Zona Eleitoral da Comarca do município, nesta terça-feira (17). Denúncia diz que candidaturas favoreceram outros candidatos homens que foram eleitos.

Conforme a petição, a Federação PSDB Cidadania teria descumprido as regras eleitorais envolvendo o uso do fundo partidário e fraude na cota de gênero. A prática teria permitido que outros candidatos da chapa concorressem em condições desequilibradas.

Ainda segundo os autos da ação ingressada pelo Avante, o PSDB em Aquidauana recebeu recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha de R$ 75 mil e não disponibilizou o percentual mínimo de 30% para as candidaturas femininas.

Isto porque as candidatas Celina Terena (PSDB), Alessandra Terena (PSDB), Simone Mototáxi (PSDB) e Rose Segurança (PSDB) não receberam nada do Fundo Eleitoral. Com isso, elas seriam apenas candidaturas formais para atender o percentual de gênero, ou ‘candidatas laranjas’.

O documento alega que as candidatas não realizaram campanha efetiva e não há indícios de ações de rua, distribuição de materiais ou engajamento com o eleitorado, como é comum de quem concorre ao pleito.

Além disso, conforme a justificativa do Avante, Alessandra Terena ainda teria realizado campanha para o candidato de outro partido, Cacique Tico Lipú (PT).

aquidauana
Candidato do PT agradeceu ao apoio de candidata do PSDB (Reprodução)

Conforme prevê o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), configura fraude à cota de gênero quando os seguintes itens estão presentes:

  • votação zerada ou inexpressiva;
  • prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira
    relevante;
  • ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura
    de terceiros.

Vantagem

A problemática apresentada com o caso seria que a formalidade das candidatas laranjas teria dado vantagem indevida aos demais candidatos do PSDB. A federação elegeu no município quatro vereadores homens com votação muito maior que as candidatas mulheres.

aquidauana
Candidatas não tiveram recursos (Reprodução, Divulgacand)

Apenas uma candidata mulher da chapa, Josi Rosa (PSDB) recebeu os R$ 15 mil do Fundo Eleitoral e teve votação mais expressiva que as demais que não receberam. Celina recebeu 74 votos, Alessandra 45 votos, Simone 28 votos e Rose 22 votos. Já Josi teve 295 votos. Todas as cinco candidatas entraram como suplentes.

O partido elegeu Everton Romero (912 votos), Reinaldo Castanha (866 votos), Nilson Pontim (1.297 votos) e Wezer Alves Rodrigues (1.133 votos). O autor da ação pede que seja reconhecida a fraude a cota de gênero, que a Drap (Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários) e anulação de todos os votos recebidos pelo PSDB.

psdb aquidauana
Candidatas não tiveram recursos (Reprodução, Divulgacand)

Além disso, ainda solicitam a cassação do diploma dos vereadores, recalculem o quociente eleitoral e partidário para redistribuir as vagas. A petição ainda seja analisada em juízo. O MPMS também recebeu a denúncia.

Candidaturas fictícias

A Justiça Eleitoral em apura possíveis candidaturas fictícias nas eleições municipais de e Porto Murtinho.

Duas candidatas do partido Republicanos em Rio Verde de MT são alvo da investigação sobre fraude em cota de gênero. Em Porto Murtinho, uma candidata também do Republicanos é investigada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Aberta licitação para pavimentação de acesso a hospital de Dourados

Neymar testa positivo para covid-19 e é afastado pelo Santos

VÍDEO: Militar do Exército morto em acidente é sepultado com homenagens em Campo Grande

Hamas ameaça segurança de refém após cerco de Israel na área onde ele está aprisionado

Notícias mais lidas agora

No pantanal das onças grito de socorro

No Pantanal das onças, de quem é o grito de socorro que ninguém está ouvindo?

procurador-geral supremo stf

STF diz que é ilegal, mas Papy mantém em procurador-geral comissionado na Câmara

feminicídio corumbá

Mulher morre após ser incendiada em Corumbá e MS soma 15 vítimas de feminicídio em 2025

Conversão proibida termina em acidente entre carro e moto na Avenida Ceará

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Começa na segunda-feira inscrições para estágio no TRT de MS

Vagas são para Campo Grande e outras 17 cidades

Esportes

Botafogo anuncia contratação do goleiro equatoriano Cristhian Loor, de 19 anos

Jogador assinou com o clube brasileiro até o final de 2028

Polícia

PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado

Suspeito disse que levaria droga para Naviraí

Brasil

Moraes converte prisão de Carla Zambelli de preventiva para definitiva

Com isso, deputada perde o mandato; MJ deverá providenciar extradição