Câmara pode votar PEC que reduz jornada de trabalho dos servidores de Campo Grande

Vereadora busca assinaturas para oficializar a tramitação da proposta na Casa de Leis

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
campo grande
Câmara de Vereadores Campo Grande. (Divulgação CMCG)

A Câmara de Campo Grande poderá votar PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para redução da jornada de trabalho dos servidores municipais. A proposta precisa de nove assinaturas para tramitar na Casa de Leis da Capital.

Com autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), a proposta será entregue aos parlamentares nesta semana. “Vamos mandar para o gabinete dos vereadores pedindo voto”, afirmou a vereadora.

“Nós vamos apresentar a PEC que reduz para 30 horas semanais, 6 horas diárias, para todos os servidores municipais”, resumiu a PEC. Para a parlamentar, a expectativa é de que a proposta comece a tramitar ainda neste ano. “A gente acha que vai conseguir, vai passar abaixo assinado também”, afirmou.

Além disso, Luiza Ribeiro ressaltou que outras repartições públicas já adotam o modelo de 30 horas semanais. Para aprovação, são necessários dois terços de votos positivos para o texto. Ou seja, pelo menos 20 vereadores da Câmara de Campo Grande precisam ser favoráveis ao projeto.

Audiência pública para debate do tema está marcada para 3 de dezembro na Casa de Leis em Campo Grande.

Por fim, vale lembrar que a discussão acontece simultaneamente à tramitação da PEC pelo fim da escala 6×1 na Câmara dos Deputados em Brasília.

Escala 6×1

A deputada Erika Hilton (PSOL-SP) apresentou a proposta na Câmara dos Deputados após colher assinaturas suficientes. A ideia de revisão da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) movimentou as redes sociais no último mês.

A proposta é substituir a escala 6×1 por um regime mais flexível que conceda mais dias de descanso. Assim, um exemplo é a escala 4×3, com quatro dias de trabalho e três dias de folga. 

Conteúdos relacionados

luiza encargos emendas