Pular para o conteúdo
Política

Blogueiro de Nova Andradina é denunciado pelo MPE por fake news e violência política

"Pagodinho", como é conhecido na região, é acusado de proferir ofensas humilhantes e constrangedoras contra a candidata Dione Hashioka (União Brasil), nas eleições municipais de 2024
Schimene Weber -
MPMS - Promotoria - Nova Andradina
Edifício-sede das Promotorias de Justiça de Nova Andradina, do MPMS. (Foto: Divulgação)

O blogueiro “Pagodinho”, famoso em Nova Andradina por sua página @novafogooficial, foi denunciado pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), por meio da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, por proferir ofensas humilhantes e constrangedoras contra a candidata Dione Hashioka (União Brasil), nas eleições municipais de 2024.

A denúncia é um desdobramento da “Operação Fake Fire”, deflagrada em Nova Andradina, e foi protocolada na 5ª Zona Eleitoral do município, responsável pela análise e julgamento do processo. Investigações do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) também informam que o blogueiro também teria disseminado informações falsas em grupos de aplicativos de comunicação e desobedecido ordens da Justiça Eleitoral relacionadas ao caso.

Agora, o blogueiro foi denunciado  pelos crimes de divulgação de fatos inverídicos, desobediência à Justiça Eleitoral e violência política de gênero. As penas previstas para os crimes podem resultar em mais de seis anos de prisão.

Operação Fake Fire

No dia 2 de outubro, dono de página no Instagram sobre Nova Andradina acabou com tornozeleira após mandado de monitoramento eletrônico. ‘Pagodinho’, como é conhecido, foi um dos alvos da Operação Fake Fire contra fake news no período das Eleições de 2024.

Após diversas publicações, internautas que acompanhavam a página começaram a questionar o dono da página. “Pagodinho não era imparcial?”, diz um dos comentários em vídeo positivo sobre o candidato tucano.

A operação foi deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Promotoria Eleitoral de Nova Andradina. Juntos, cumpriram mandados de busca e apreensão e de medidas cautelares.

Assim, a operação visa apurar a disseminação de desinformação e fake news durante a campanha eleitoral. Mandado de monitoramento foi expedido em nome do responsável pela página do Instagram “Nova Fogo”, conhecido como “Pagodinho”.

A página possui 107 mil seguidores na rede social. “Realizou a divulgação de desinformação durante o processo eleitoral, além de outras condutas que possuem capacidade de macular a lisura das Eleições de 2024”, afirmou o Gaeco em nota.

A juíza eleitoral da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina assinou os mandados. Já a investigação foi conduzida pelo Promotor Eleitoral e pelo Gaeco.

Apreensões

Além da instalação da tornozeleira eletrônica, a operação cumpriu mandados de busca e apreensão. Portanto, realizaram buscas em dois locais em Nova Andradina.

Foram apreendidos R$ 5.409,00 em espécie, um aparelho celular e dispositivos de armazenamento. Agora com monitoramento, ‘Pagodinho’ deverá seguir algumas regras, como a proibição de se ausentar da comarca sem autorização judicial.

Além disso, tem a obrigação de recolhimento noturno, das 19h às 7h, em dias úteis, e em tempo integral em feriados, fins de semana e dias de folga. E a proibição de utilizar qualquer meio para divulgar informações relacionadas à campanha eleitoral em curso, direta ou indiretamente, por si ou por terceiros.

Por fim, a Justiça advertiu expressamente o investigado de que o descumprimento de qualquer medida cautelar poderá resultar na prisão preventiva.

‘Pego de surpresa’

Em nota ao Jornal Midiamax, à época, a defesa de Murilo César Carneiro da Silva informou que o alvo da operação foi ‘surpreendido’ com o mandado. “O acusado foi surpreendido com a determinação, porquanto permanece cooperando com a Justiça Eleitoral em suas determinações”, diz em nota.

Além disso, o advogado Matheus Boniatti Filho informou que a defesa não teve acesso aos autos, pois a investigação segue em sigilo até o momento. Contudo, pontuou que irão recorrer.

“Recorrerá da decisão, mas permanecerá colaborando com a Justiça Eleitoral em prol da elucidação dos fatos”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto