Pular para o conteúdo
Política

Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina

Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
Schimene Weber -
prefeitura nova andradina divulg
Prédio da prefeitura de Nova Andradina. (Divulgação)

O MPE (Ministério Público Eleitoral) emitiu, na última terça-feira (10), parecer técnico pela desaprovação de contas do eleito em , Dr. Leandro Fedossi (). O encaminhamento do parecer ocorreu dias após o próprio MPE pedir a cassação de Fedossi e, também, de seu vice de chapa, Arion Aislan (PL).

De acordo com o MPE, há gastos com atividades de campanha política não declarados à Justiça Eleitoral pelo candidato. Conforme o documento, assinado pelo promotor eleitoral William Marra Silva Júnior, a campanha de Leandro Fedossi gastou, no mínimo, R$ 1.728,72 para custeio de transporte aéreo de indivíduo indicado para trabalhar em sua campanha, despesa que não foi declarada à Justiça Eleitoral.

Além disso, o prefeito eleito teria comprovado apenas as despesas com o serviço de criação de jingles da empresa S. da Cruz Mixagem , cujo CNPJ é 10.142.138/0001-89, contudo, não comprovou a remuneração do serviço de criação de jingles realizado pelo compositor.

Conforme o promotor eleitoral, “tais circunstâncias violam a regularidade e a lisura da prestação de contas, dificultando o efetivo controle, por parte da Justiça Eleitoral, sobre a licitude da movimentação dos recursos de campanha”. Por isso, o parecer do MPE é no sentido da desaprovação das contas de campanha apresentadas.

Anteriormente, TRE/MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas

O TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de ) emitiu, no dia 25 de novembro, um parecer conclusivo pela aprovação das contas dos candidatos eleitos, Dr. Leandro Fedossi e Arion Aislan.

De acordo com o chefe de cartório da 5ª Zona Eleitoral de Nova Andradina, Pablo Felipe Amorim Gomes, “não foram identificados recursos de origem não identificada”.

Com “nível de asseguração razoável”, conforme o parecer, as contas foram aprovadas.

A partir do impasse entre os pareceres do TRE/MS e do Ministério Público Eleitoral, agora, um Juiz Eleitoral deverá analisar os documentos e emitir uma decisão final a respeito da aprovação ou, então, reprovação das contas.

Cassação de prefeito e vice eleitos em Nova Andradina também está em pauta

Conforme noticiado pelo Jornal Midiamax, no dia 4 de dezembro, o Ministério Público Eleitoral ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra os candidatos eleitos para os cargos de prefeito e vice-prefeito nas eleições municipais de 2024. Assim, pediu a cassação de Dr. Leandro Fedossi (PSDB) e Arion Aislan (PL).

Segundo a ação, os investigados, que ainda não foram diplomados, são acusados de irregularidades graves na campanha eleitoral.

Ainda conforme a denúncia, a chapa utilizou indevidamente veículos de comunicação de grande alcance e plataformas digitais para promover a candidatura de seus integrantes e prejudicar adversários.

As investigações apontam que esses meios foram usados para disseminar desinformação contra outros candidatos e exaltar a imagem dos investigados, comprometendo a lisura do processo eleitoral.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programação semanal do Sesc Teatro Prosa une inclusão, cinema e música ao vivo

Motorista de aplicativo é liberado, mas passageiros acabam presos por tráfico de drogas

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Nas partidas iniciadas às 18h30, Palmeiras perde para o Bahia, enquanto Cruzeiro vence o Vasco

Notícias mais lidas agora

Vacinação contra a gripe

Mudanças climáticas antecipam síndromes respiratórias e vacinação ampliada pode frear surto

sigo mpms contrato

MP reforça pedido para Justiça suspender contrato da Sejusp com empresa do SIGO

Virada histórica em partida com nove gols marca estreia do Operário no Brasileiro A3

Brasileira está entre os 11 mortos por atropelamento em festival no Canadá

Últimas Notícias

MidiaMAIS

‘Ainda Estou Aqui’ e ‘Senna’ vencem categorias no Prêmio Platino, na Espanha

Prêmio Platino destaca filmes e séries ibero-americanos. Cerimônia de premiação ocorreu no Palácio Municipal de Madri, na Espanha

Polícia

Dupla é detida por troca de etiquetas em supermercado do Jardim Centro-Oeste

Suspeitas trocaram etiquetas de uma peça de carne bovina, que pesava 4 kg, por uma de 1,7 kg

Esportes

Com ‘Lei do ex’, Bragantino vence Santos na Vila e assume a terceira posição no Brasileirão

Com uma vitória convincente por 2 a 1 sobre o Santos na Vila Belmiro, o Red Bull Bragantino ascendeu à terceira colocação do Campeonato, igualando a pontuação do Palmeiras com 13 pontos

Emprego e Concurso

Processo seletivo para analista aberto em Campo Grande tem uma vaga com salário de R$ 6,8 mil

Vaga é para analista técnico no Sesi-MS (Serviço Social da Indústria) e inscrições seguem até 5 de maio