Após Assembleia Legislativa de SP aprovar proibição de celulares nas escolas, em MS deputado protocola PL
Tema seria pauta de audiência pública que foi adiada após MEC informar que publicaria uma resolução
Beatriz Magalhães –
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O deputado estadual Roberto Hashioka (União) protocolou nesta quarta-feira (13) um projeto de lei na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) que visa proibir o uso de celulares por alunos nas escolas estaduais. A iniciativa acompanha a decisão da Assembleia Legislativa de São Paulo, que aprovou uma proposta semelhante, de forma unânime e seguirá para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
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De acordo com Hashioka, o projeto se baseia nas discussões realizadas em São Paulo, onde pesquisas apontaram uma forte aprovação da medida entre pais, professores e alunos. “Foi muito bem discutido no estado de São Paulo. Eu li todas as manifestações dos deputados, e houve uma pesquisa com os pais e as escolas, mostrando um apoio significativo. Todos reconhecem que o uso do celular prejudica o aprendizado dos alunos e o seu desenvolvimento”, afirmou o deputado.
O projeto propõe a proibição total do uso de celulares dentro das escolas, inclusive durante os intervalos. O objetivo é reduzir as distrações e aumentar a concentração dos estudantes. “Após pegar o celular, o aluno pode levar até 20 minutos para recuperar a concentração na aula”, explicou Hashioka.
Debate adiado
A proposta do deputado do União Brasil surge em meio a discussões já previstas na Alems sobre o tema. A deputada Mara Caseiro (PSDB), presidente da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), destacou que havia uma audiência pública marcada para debater o uso de celulares nas escolas, mas o evento foi adiado devido à expectativa de uma resolução nacional pelo MEC (Ministério da Educação).
“Recebemos um pedido para realizar essa audiência, que estava marcada para o dia 29. Há um debate intenso sobre os prós e contras da medida. Muitos professores apoiam a proibição, mas há quem veja o celular como uma ferramenta útil quando bem utilizada. Precisamos estabelecer regras claras, considerando o impacto no aprendizado”, afirmou Caseiro.
A deputada enfatizou a importância de amadurecer o debate e criar diretrizes que equilibrem o uso da tecnologia com o foco nas atividades escolares. “Vivemos numa era de tecnologia, e o celular pode ser um aliado no aprendizado quando bem utilizado. Precisamos criar regras claras, como algumas escolas particulares já fazem, para garantir que o celular seja usado de forma construtiva e não prejudique o rendimento escolar”, ressaltou a deputada.
Próximos passos
O projeto de lei agora segue para análise da CCJR e após, segue para comissões de mérito na Alems. Se aprovado, a medida poderá implementar novas regras para o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas públicas de Mato Grosso do Sul, impactando o ambiente escolar e a forma como os alunos interagem com a tecnologia.
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