Diante do cenário de desespero e ameaça aos moradores do Salobra, o prefeito de Miranda, Fábio Florença (PSDB), decidiu encaminhar ofício ao CMO (Comando Militar do Oeste) na tarde desta terça-feira (06), solicitando ajuda para conter os focos de incêndio que se alastram sobre as margens da BR-262.

“Venho respeitosamente pedir ajuda em nome de toda a comunidade de Salobra, pois o fogo está avançando de forma rápida e devastadora. Estamos precisando de todo apoio e suporte, neste momento”, diz parte do documento.

No pedido, o  chefe do Executivo Municipal destaca que o povoado de Salobra está correndo risco. “É muito grave a situação em que o município se encontra devido ao fogo que consome o Pantanal, estamos em situação de emergência, por isso necessitamos de ajuda”, afirma.

Devido às chamas, um trecho da BR-262, entre os km 580 e 587, em Miranda, está sob intervenção da PRF (Polícia Rodoviária Federal). Os veículos só podem trafegar por meio do sistema pare e siga.

De acordo com a corporação, além da polícia, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local acompanhando e orientando fluxo devido à baixa visibilidade na tarde desta terça-feira. Imagens captadas mostram a situação preocupante na BR-262, que liga Campo Grande ao Pantanal sul-mato-grossense.

A rodovia corta as cidades de Terenos, Aquidauana, Miranda, e vai até Corumbá. Fumaça intensa e avermelhada pelas chamas predominam no cenário. Recomenda-se atenção dobrada dos motoristas.

Povoado ameaçado

As chamas castigam a região e já ameaçam o povoado Rio Salobra, no município de Miranda, a 225 km de Campo Grande. Às margens da BR-262, o fogo está perto de casas e já invadiu propriedades rurais. 

Situação de emergência

Nesta segunda-feira (5) o município de Miranda declarou situação de emergência devido aos incêndios florestais que atingem a região. 

Ao todo, contabilizam-se 465.352 hectares atingidos pelo fogo.