Agência de Fomento e judicialização da Saúde serão debatidos com prioridade na Alems em 2024

Os projetos do Executivo começam a ser recebidos nesta segunda na Casa

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), deputado estadual Gerson Claro (PP), e o governador Eduardo Riedel (PSDB) listaram a Agência de fomento e as judicializações na Saúde como questões prioritárias a serem tratadas na Casa durante abertura do ano legislativo nesta segunda-feira (5).

De acordo com Riedel, a Agência de fomento é discutida pela Secretaria de Desenvolvimento para atrair capital ao Estado. “Isso está acontecendo em diversos Estados, a criação de uma agência múltipla com parcerias privadas para apontar potencialidades e atrair capital privado para a captura de recursos”.

Os projetos do Executivo começam a ser recebidos nesta segunda, explicou Claro. “O Caravina antecipou o debate trazendo para a pauta a questão da judicialização da Saúde e devemos ter algo nesse sentido. O Estado chegou a gastar R$ 100 milhões em 2023 com a pauta. Temos que ter um mecanismo mais eficiente para não precisar chegar na Justiça, como câmaras de conciliação pública, algo mais dinâmico”, pontuou.

Abertura

O governador Eduardo Riedel (PSDB) discursou na abertura do ano legislativo na Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) nesta segunda-feira (5), afirmando pacto de governança com os deputados estaduais sem ideologias.

Riedel iniciou o discurso prestando contas do primeiro ano frente ao Executivo, apontando para mudanças como a Lei do Pantanal, em vigor graças à parceria com a Casa, além de melhorias na administração, como isenção total de 24 mil micro e pequenas empresas e em colocar o Mato Grosso do Sul como 5º estado em solidez fiscal.

O governador destacou esperar compartilhamento de responsabilidades com os deputados, sem depender de “cores partidárias, desta ou aquela preferência política, ou mesmo de questões de posicionamento ideológico. E sim de uma relação respeitosa, desprendida e produtiva, para buscar o maior apoio possível às causas do nosso estado”.

Conteúdos relacionados