Pular para o conteúdo
Política

Adriane Lopes reformula projeto e cria secretarias executivas para Cultura, Juventude e Mulheres

A proposta do executivo é reduzir gastos com a receita da Prefeitura em 30%
Mariane Chianezi, Thalya Godoy -
Adriane Lopes (PP) | (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A prefeita Adriane Lopes (PP) reformulou proposta de reforma administrativa e propõe a criação de três secretarias executivas dentro da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais). As secretarias executivas serão para a Cultura, Juventude e Mulheres.

Conforme o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges (PSB), a proposta foi apresentada na Casa após o projeto de lei que visa ‘enxugar’ gastos da Prefeitura Municipal em 30%, protocolado na última semana. Ele explica que em sessão extraordinária que acontecerá nesta quarta-feira (11) será votado.

“Hoje íamos apreciar o projeto com algumas mudanças do primeiro que veio. Teve algumas reivindicações, algumas coisas que é criar uma para onde iria a Juventude, para onde iria a Cultura e a secretaria da Mulher também e a própria a educação não queria a cultura juntos. Tudo isso a gente já conversou e já no novo projeto de lei que chegou hoje de manhã já tem todas essas mudanças”, disse.

Outra mudança seria sobre a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), que deve perder algumas atribuições na reforma administrativa. Deverá haver uma fusão com a Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e ).

“Tem muitas competências na que a prefeita quer através desse novo modelo de administração que ela, quer dividir. Ela quer tirar algumas coisas que estão na Semadur e passar para a , passar para a Secretaria de Receitas. Por exemplo, quem vai mexer com a arrecadação do IPTU, a Secretaria de Receita. Então essa é uma questão administrativa. Então a Câmara apenas não tem como envolver nisso, não cabe emendas. Se fizer emenda pode ser vetada e prejudica toda a reforma”, disse.

O presidente explica que, na proposta apresentada, haverá mudança no cadastro imobiliário, na fiscalização e no planejamento, que devem ser redistribuídos para solucionar problemas antigos. diz que terá uma emenda para resguardar o servidor concursados, para não mexer com o plano de cargo.

“Agora de atribuições, isso aí é uma competência realmente da prefeita. E aí cultura, juventude e mulheres vão virar secretarias executivas como a cultura até criar a fundação, a cultura vai até criar a fundação, a cultura vai ser uma secretaria executiva dentro da Segov”, disse.

Em nota encaminhada ao Midiamax, a Prefeitura destacou que a reforma não vai excluir ou alterar nenhuma categoria profissional.

“Dentro da reestruturação administrativa, estão: Secretaria Executiva da Mulher, Secretaria Executiva da Cultura e Secretaria Executiva da Juventude, vinculadas à Secretaria Municipal de Governo, mantendo o foco da gestão administrativa inclusive em garantir a ampliação das políticas públicas essenciais, sem alterar ou excluir nenhuma delas, otimizando recursos para maior investimento e eficiência. Importante destacar que essa adequação na estrutura administrativa não exclui ou altera nenhuma categoria profissional, ou competências profissionais, onde os servidores continuarão com as suas atividades e prerrogativas”

Proposta de reestruturação do Executivo. (Reprodução)

Reforma administrativa em andamento

Enquanto tramita na Câmara de Vereadores de Campo Grande projetos de lei que propõem reforma administrativa, a prefeita Adriane Lopes (PP) afirma que quer cortar 30% da estrutura de custeio e gastos com pessoal a partir de 2025.

“Os últimos dias foram de estudo, de análise, pensando no que fazer com o futuro de . Vamos diminuir 30% da estrutura de custeio e gastos com pessoal, para reinvestir na cidade”, disse Adriane Lopes.

No dia 5 de dezembro, a prefeita Adriane encaminhou projeto de lei que determina reforma administrativa do Executivo, para os vereadores analisarem.

Conforme a proposta, a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais fica responsável pela Fundação Municipal de Esportes e a Agência Municipal de Transporte e Trânsito.

Secretaria Especial da Casa Civil ficará responsável pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, além da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos.

Secretaria Municipal de Fazenda ficará responsável pelo Instituto Municipal de Previdência Social.

Já a Secretaria Municipal de Administração e Inovação compreenderá a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação;

Por último, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Meio Ambiente e Fiscalização Urbana contemplará a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bodoquena

MPMS quer livrar maus condutores de ação penal e oferecer CNH a quem comete crime no trânsito

Idoso sofre traumatismo craniano após ser atropelado por motocicleta em Corumbá

Juiz tenta acelerar julgamento de prefeito que contratou irmão sem licitação após processo ficar ‘estacionado’

Jiboia sai para ‘passear’ e surpreende moradores do Zé Pereira 

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Consórcio Guaicurus pede na Justiça devolução de multas com juros e correção monetária

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

Comerciante é detido por ‘gato’ de energia durante operação em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Fim de semana será de tempo firme com queda de temperatura

Em alguns municípios, os termômetros podem registrar mínimas inferiores a 6 °C

Cotidiano

Na mira de Trump, Pix trouxe inovações para o comércio em MS e não é canal para negócios com o exterior

Setores comentam repercussão de investigação do Pix por parte do governo norte-americano

Mundo

Trump é diagnosticado com insuficiência venosa crônica

Informação foi confirmada pela porta-voz da Casa Branca

Esportes

Vinícius Júnior ganha estátua de cera e se impressiona com semelhança

Estátua de cera deve ficar por exposta no shopping de São Gonçalo, cidade natal do atleta