O quarto pedido de vistas ao Projeto de Lei 76/2023, de Pedro Kemp (PT), que estabelece medidas contra fake news (notícias falsas), terminou com bate-boca entre o petista e Antonio Vaz (Republicanos), que requereu mais tempo para analisar o texto. A matéria tem tido a votação adiada há uma semana.

Rafael Tavares (PRTB), João Henrique Catan (PL) e Coronel David (PL) pediram vistas nas últimas três sessões. O Plenário Deputado Júlio Maia estava lotado de profissionais da educação, que foram acompanhar a sessão durante mobilização e reagiram à discussão.

Após o presidente da Casa, Gerson Claro (PP), conceder o pedido de Vaz, Kemp pediu a palavra e questionou o motivo de Vaz. “O senhor não é membro da CCJ [Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a CCJR]? Não votou sim?”, questionou.

O parlamentar do Republicanos negou que tenha sido favorável ao projeto na CCJR. “Tenho prerrogativa [de pedir vistas]”, disse. Logo depois, iniciou-se a discussão.

“Prerrogativa para quê?”, redarguiu Kemp. “Não quero saber. Eu pedi vistas e pronto, acabou!”, rebateu Vaz.

Por fim, o petista concluiu: “Bolsonarista é assim, tem medo de proibição de fake news”, disparou. A plateia reagiu com gritos e aplausos.

Assista ao momento da sessão em que Kemp e Vaz discutem: