Dois vereadores de lançaram consulta pública no site da Câmara Municipal sobre três projetos de lei. As matérias criam datas comemorativas para profissões e para combater o preconceito.

Victor Rocha (PP) quer a opinião do público sobre a criação do Dia Municipal do Topógrafo e do Dia do Técnico em Necropsia. Já Ademar Vieira Júnior, o Coringa (PSD), propôs o Dia Municipal da Eliminação do Racismo.

O cidadão pode se manifestar contra ou a favor das três ideias dos vereadores no site da Câmara até o dia 28 de abril. “Convocamos a população para participar desta consulta pública, pois são duas profissões que merecem nosso respeito e admiração, portanto conto com a participação de todos”, declarou Rocha.

O Projeto de Lei 10.931/2023 inclui no Calendário Oficial do Município o Dia Municipal do Topógrafo, a ser comemorado anualmente no dia 17 de outubro. Topografia é conhecida como a ciência que estuda uma área limitada da superfície terrestre, com a finalidade de conhecer sua forma e a posição que a mesma ocupa no espaço geográfico georreferenciado.

Já o Projeto de Lei 10.932/2023 cria o Dia do Técnico em Necropsia (Necropsista), em 13 de outubro. Esse profissional trabalha próximo e em contato direto com o corpo humano morto, sendo muitas das suas atividades específicas e exercidas sob a supervisão do legista ou do médico patologista.

E o Projeto de Lei 10.925/2023 institui o dia 21 de março como Dia Municipal da Eliminação do Racismo, com a realização de ações para conscientizar a população sobre esse preconceito.