‘Quanto tem arrecadado?’: Vereadora critica paralisação de atendimentos no Hospital de Câncer
Os médicos do hospital anunciaram paralisação nesta quarta-feira (22) por atraso nos salários
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro (PT), criticou através das redes sociais a paralisação nos atendimentos médicos no Hospital do Câncer Alfredo Abrão e cobrou transparência da administração do hospital. Os profissionais anunciaram o ato nesta quarta-feira (22), alegando não receberem salários e estarem sem outros direitos trabalhistas.
Em publicação nas redes sociais, a vereadora pelo Partido Trabalhista resumiu como “inaceitável e absurda” a paralisação. Ribeiro pontua que, além dos pacientes que já fazem tratamento através do SUS (Sistema Único de Saúde), há pacientes aguardando há meses na fila de atendimento pelo Sistema de Regulação.
“O HCAA fala sobre déficit financeiro mensal, mas não informa quanto de recursos públicos recebe todos os meses, da Prefeitura e do Governo do Estado, não informa quanto de recursos públicos recebeu nos últimos anos, não informa porque não faz licitação para a escolha do melhor preço para contratar exames de particulares, não informa, sendo filantrópica, quanto tem arrecadado de particulares, não indica nenhuma outra solução a não ser interromper o atendimento da pessoa doente de câncer e com isso pressionar o Poder Público a transferir mais recursos ao hospital”, comenta a vereadora.
Segundo a direção da unidade, o déficit financeiro acumulado do Hospital de Câncer chega a R$ 770 mil reais por mês. Em meio a diversos problemas elencados, os médicos aguardam o cumprimento integral da regularização dos pagamentos e dos contratos dos integrantes do corpo clínico; regularização dos serviços de patologia e exames de imagens, essenciais aos diagnósticos e tratamentos.
“A partir de hoje, serão realizados somente os atendimentos de urgência e emergência realizados no PAM (Pronto Atendimento do Hospital, 24H), as cirurgias de urgências e emergências, atendimentos de UTI e os tratamentos nos setores de quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia já em andamento”, diz nota divulgada nesta quarta-feira.
Os médicos anunciaram que só normalizarão os atendimentos quando houver resolutividade para esta questão e os recursos forem efetivamente liberados. Em dezembro, 422 funcionários e 75 médicos já tinham relatado falta de pagamento do 13º salário dos funcionários.
Atualmente, 99% dos pacientes do SUS recebem tratamentos gratuitos no Hospital de Câncer. A unidade realiza 70% dos atendimentos oncológicos públicos de todo o Estado.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Ana Marcela é heptacampeã da temporada da Copa do Mundo de águas abertas
A quinta e última etapa da competição foi disputada em Neom, na Arábia Saudita
O Impacto das Tecnologias Digitais no Brasil: Oportunidades e Desafios
Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado uma transformação digital sem precedentes.
Convênio milionário leva de água potável a unidade da Casa da Mulher Brasileira a Ponta Porã
Assinaturas foram realizadas na última quinta-feira (22), com presença da ministra Sonia Guajajara
TSE divulga convocação para provas do concurso unificado com salário de até R$ 13,9 mil
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou, no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (22), a convocação para a prova do Concurso Público Nacional Unificado Da Justiça Eleitoral. As provas para analista e técnico judiciário serão aplicadas em 8 de dezembro. Na próxima sexta-feira (29), os candidatos poderão conferir o local de prova. O horário…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.