Pular para o conteúdo
Política

Vereador de Ribas do Rio Pardo aponta ‘nulidades’ em processo de cassação

Nego da Borracharia teria chamado funcionário público comissionado de “puxa-saco do prefeito”
Adriel Mattos -
Ribas do Rio Pardo
Foto: Divulgação/CMRRP

O vereador Álvaro Andrade dos Santos, o Nego da Borracharia (PSD), apresentou à da Câmara Municipal de a defesa prévia ao processo de cassação que responde por calúnia a um servidor público municipal comissionado.

Na sessão de 10 de fevereiro, o parlamentar discursava durante a votação do projeto de lei que garantiu salarial aos secretários municipais. “Eu estou falando dos demais salários que são, sim, puxa-saco do prefeito [João Alfredo Danieze, do PSOL] que tá lá dentro.  São cargos indicados… Eu não preciso ir muito longe não”, disparou.

No documento, Nego da Borracharia aponta cinco nulidades no processo: não poderia ter sido impedido de votar no projeto de lei que culminou na declaração; não há ato publicado para abertura da investigação; que a fundamentação do pedido de cassação é baseado em legislação estranha; não há numeração das páginas da peça e que há uma banalização do processo de cassação.

“Na forma em que foi produzida, com um pequeno trecho de um discurso proferido na Tribuna da Casa de Leis, enquanto se discutia um assunto extremamente polêmico, quer seja um aumento – abusivo na visão do edil – para a classe mais privilegiada do funcionalismo municipal, quer sejam os mais de cem comissionados nomeados pelo Chefe do Executivo, resta evidente que as acusações são vagas, imprecisas e desprovidas de conteúdo probatório factível”, pontuou.

O vereador transcreve a Lei Orgânica para afirmar que os parlamentares de Ribas do Rio Pardo são invioláveis no exercício do mandato por suas opiniões, palavras e votos.

“Talvez uma rápida pesquisa ao Portal da Transparência do Município de Ribas do Rio Pardo/MS possa clarear os motivos de tamanha devoção ao prefeito e da grande insatisfação em relação ao denunciado [Nego da Borracharia]. Sem manifestar juízo de valor em relação ao denunciante [servidor] e seu labor no cargo de Assessor I, com o salário superior a quatro mil reais, cabe a reflexão e a pergunta: quantos servidores do município obtém esse salário mensalmente?”, questiona Nego da Borracharia.

Agora, a comissão formada por Anderson Arry (presidente), Pastor Isac (relator) e Policial Christoffer (membro) tem cinco dias para emitir um parecer recomendando o prosseguimento e instrução ou o arquivamento.

Ao fim desse prazo, o plenário decide se a denúncia prossegue ou se será arquivada. Tendo maioria para continuar, começa a fase de oitiva de testemunhas.

Após essa fase, um parecer final é elaborado pelo colegiado e enviado ao plenário. Se oito vereadores votarem para cassar o mandato de Nego de Borracharia, ele será substituído pelo suplente Marcos Gomes da Silva Júnior, o Tomatinho (PSD). Se não houver maioria, Nego é inocentado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
cnmp magno alexandre denúncia

Com voto contrário, nome de Alexandre Magno passa na CCJ do Senado para vaga no CNMP

Famasul avalia com ‘cautela’ impactos da nova medida de R$ 30 bilhões anunciada pelo governo Lula 

Incêndio em terreno baldio em frente à Igreja São Francisco assusta moradores e comerciantes

Desapega CG leva moda sustentável ao Parque Tarsila do Amaral neste fim de semana

Notícias mais lidas agora

beto pereira denúncias matéria

Beto Pereira perde ação contra Midiamax por notícias que o apontam como chefe de corrupção no Detran

Grupo desviou milhões em MS com cirurgias falsas pagas pelo SUS desde 2022

luan santana 18 anos de carreira

Você lembra? Luan Santana resgata vídeos marcantes de quando vivia em Campo Grande

Agência Brasil

Senado aprova pedido de Damares para verificar condições da prisão domiciliar de Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Camila Jara culpa Bolsonaro por prejuízos do tarifaço e elogia Lula: ‘resposta rápida’

A deputada federal Camila Jara (PT-MS) atribuiu à família Bolsonaro os prejuízos ligados ao tarifaço dos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O presidente Lula (PT) anunciou, nesta quarta-feira (13), o “Plano Brasil Soberano”, que prevê ajuda a empresários e trabalhadores afetados por taxação.  “Nós estamos vendo a família Bolsonaro constantemente sabotar o Brasil em nome … Continued

Política

Nelsinho reconhece que crédito ajuda exportadores, mas defende negociações contra tarifas dos EUA

Crédito de R$ 30 bilhões deverá minimizar impactos do 'tarifaço'

Polícia

Campo Grande sedia seminário gratuito para debater os desafios do sistema prisional

As inscrições são gratuitas e com emissão de certificados por painel

Cotidiano

Fim da obrigatoriedade de aulas na autoescola adia novo edital do CNH MS Social

Detran-MS informou que aguarda definição da nova legislação para assim publicar novo edital para emissão de CNH gratuita