Pular para o conteúdo
Política

Vander espera que Argentina mantenha ‘relações positivas’ com Brasil após eleição de Milei

Javier Milei foi eleito presidente da Argentina com 55% dos votos no país
Mariane Chianezi, Dândara Genelhú -
vander
Deputado Federal, Vander Loubet (PT) | (Henrique Arakaki/Midiamax)

Após a eleição de Javier Milei como presidente da , o deputado federal (PT) espera que o país mantenha ‘relações’ positivas com o Brasil. O coordenador da bancada federal de destacou que “precisamos reconhecer o resultado” das eleições.

Segundo ele, “é um resultado de um processo democrático”. Assim, Vander pontuou que “a Argentina é um país estratégico para o Brasil na geopolítica regional, então a gente espera que as relações continuem a ser positivas, independente de quem esteja governando ambos os países”.

No entanto, o deputado federal disse que “do ponto de vista político, é lamentável a derrota sofrida pelo campo progressista argentino”. Ele afirmou que é necessário refletir sobre o acontecido.

“Acredito que isso impõe para nós aqui no Brasil a necessidade de uma reflexão. Mais do que criticar a extrema-direita, precisamos tentar entender melhor esse fenômeno, que ocorre no mundo todo”, explicou. Por fim, Vander destacou que “a direita mundial tem se apresentado com uma nova roupagem e precisamos nos preparar melhor para enfrentar isso”.

Novo presidente da Argentina

O candidato de ultradireita Javier Milei será o futuro presidente da Argentina pelos próximos quatro anos. Com 98,21% das urnas apuradas, ele está matematicamente eleito com 55,75% dos votos, contra 44,24% do candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa.

Ao votar no início da tarde, Milei disse que “tudo o que tinha de ser feito já foi feito” e a hora de as pessoas falarem tinha chegado, “apesar da campanha do medo”. O candidato da coalizão La Libertad Avanza disse que o momento era de esperança, para impedir o que chamou de “continuidade da decadência”.

Economista, Milei se caracteriza por ser um candidato antissistema num país abalado por uma grave crise econômica, onde a inflação chegou a 142,7% nos 12 meses terminados em outubro. Ele promete dolarizar a economia e extinguir o Banco Central argentino para acabar com a inflação, mas amenizou outras promessas no segundo turno, prometendo não privatizar a saúde e as escolas públicas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresas terão que informar à Prefeitura quem fará coleta privada no lugar da Solurb

Inscrições para o ‘Prêmio Educador Transformador’ vão até agosto em MS

Designers da Barbie morrem em acidente na Itália

Polícia analisa imagens de câmeras de segurança para investigar incêndio em ônibus de turismo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Henrique e Juliano repostam presente de fã campo-grandense: ‘Em choque’

Últimas Notícias

Brasil

Carla Zambelli é presa na Itália

Deputada estava foragida há mais de um mês

Cotidiano

Cras Vila Gaúcha volta a funcionar após 4 anos fechado e reforma de R$ 850 mil

Unidade dp Cras estava fechada desde fevereiro de 2021

Polícia

Suspeito que compartilhava imagens de abuso sexual infantil com estrangeiros é alvo de operação em MS

Homem compartilhava as imagens para outros envolvidos pela internet em vários países

Brasil

Cassação, perda de cargo e bloqueio salarial: os pedidos contra Eduardo Bolsonaro na Câmara

Ações contra o filho "03" de Bolsonaro, são fundamentadas em acusações de atentado à soberania nacional