TJMS quer dar gratificação para incentivar juízes que assumirem comarcas de ‘difícil provimento’

Projeto de lei foi protocolado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
tjms gratificação
(Arquivo, Midiamax)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) quer gratificar juízes que assumirem comarcas de ‘difícil provimento’. Ou seja, pretende dar 10% de gratificação do subsídio para os magistrados que se fixarem em comarcas que não despertam interesse entre a categoria.

Então, no projeto de lei nº 225/2023, o TJMS pede alteração da Lei nº 1.511/94, que dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado. A proposta está protocolada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

“Identificou-se a comarca de Coronel Sapucaia como de difícil provimento, em razão de haver manifesto desinteresse dos magistrados em titularizar naquela localidade”, justifica o Tribunal. O fato, teria sido constatado desde a criação da comarca, em 2016.

Conforme o texto, a proposta é um esforço para “manter o funcionamento presencial nas comarcas, sendo a presente proposta uma alternativa para incentivar a fixação do juiz naquela região”.

Por fim, destacou que o Conselho Nacional de Justiça “já confirmou a legalidade” da gratificação. A proposta aguarda votação no plenário da Alems.

Conteúdos relacionados

Lira PP