Sul-mato-grossense, Eloy Terena assume Secretaria Executiva dos Povos Indígenas

Eloy Terena participou da equipe de transição de Lula e era um dos cotados para assumir o Ministério dos Povos Indígenas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
eloy terena Povos Originários
Na foto, Eloy Terena. (Foto: Divulgação)

O advogado Luiz Eloy Terena assumirá o cargo de Secretário Executivo do Ministério dos Povos Indígenas durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (4).

Vale lembrar que Eloy atuou na equipe de transição de Lula, participando do Grupo Técnico de Povos Originários do Gabinete de Transição.

Além disso, o advogado era um dos cotados para assumir o Ministério dos Povos Originários. O setorial ecossocialista do Psol de Mato Grosso do Sul chegou a criar um manifesto para indicar oficialmente o nome de Eloy.

O documento conseguiu mais de 300 assinaturas. Entretanto, o cargo ficou com Sônia Guajajara.

Eloy Terena

Luiz Eloy Terena é sul-mato-grossense, advogado indígena, pós-doutor e coordenador jurídico da Apib (Articulação dos Povos Indígenas).

Luiz é uma das lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul e vem ganhando destaque internacional em sua atuação em defesa dos povos originários. Nascido na aldeia Ipegue, em Aquidauana, se formou em Direito em Campo Grande. Além disso, cursou mestrado, doutorado e pós-doutorado em Paris, na França.

O jurista também atua em ações movidas pela Apib em processos de demarcação de terras. Atualmente, Eloy coordena a Especialização em Direito para Povos Indígenas da PUC do Rio de Janeiro.

Conteúdos relacionados

vans ministério