Senadores e deputados federais entregaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o decreto que valida a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A cerimônia simbólica aconteceu nesta quarta-feira (11).

Estiveram presentes o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (), e o primeiro vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo. Ministros e parlamentares participaram da entrega e reforçaram o repúdio aos atos antidemocráticos e ataques do último domingo (8).

O senado foi representado por Veneziano, já que Rodrigo Pacheco está ausente de atividades por motivos de saúde. Então, o vice-presidente do Senado abriu a reunião com a entrega formal do decreto.

Venezinao elogiou a inciativa de Lula em situação que considera uma “acefalia completa do órgão de segurança [do DF] para conter os atos”. Assim, agradeceu ao presidente por buscar diálogo entre os representantes do Congresso.

“Não havia dúvidas de que a compreensão e o entendimento para aquele instante era a decisão, a alternativa única de fazer a intervenção”, pontuou.

O decreto nº 11.377, de 2023, foi editado por Lula no domingo (8). O documento instituiu a intervenção federal na unidade federativa durante os atos de vandalismo. Contudo, o decreto precisava de validação do Congresso Nacional.