Pular para o conteúdo
Política

Senador protocola PEC contrária à decisão do Supremo sobre imprensa

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), protocolou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira a reponsabilidade de jornais por declarações de entrevistados. A proposta invalida decisão STF (Supremo Tribunal Federal) que responsabiliza os órgãos de imprensa. No último dia 29 de novembro, o Supremo decidiu que os jornais são responsáveis por declarações … Continued
Diego Alves -
Agência Senado

Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), protocolou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira a reponsabilidade de jornais por declarações de entrevistados. A proposta invalida decisão STF (Supremo Tribunal Federal) que responsabiliza os órgãos de imprensa.

No último dia 29 de novembro, o Supremo decidiu que os jornais são responsáveis por declarações que possam ser caluniosas. Marinho disse ao Poder360, no dia seguinte, 30 de novembro, que iria propor uma “solução legislativa” para o caso.

A PEC inclui um parágrafo no artigo 220 da Constituição Federal. Eis o que diz a nova redação:

“§ 7 – Veículo de comunicação não responde civilmente quando, sem emitir opinião, veicule entrevista na qual atribuído, pelo entrevistado, ato ilícito a determinada pessoa”.

“A proposta que ora submetemos ao Senado visa a estabelecer segurança jurídica aos veículos de comunicação e de imprensa no exercício regular de sua atividade de informar“, declarou o senador na justificativa da proposta.

No total, 28 senadores assinam a PEC. Para ser aprovada, é necessário que 49 senadores, de um total de 81, votem a favor da proposta. Depois, 308 dos 513 deputados teriam de dar o aval também.

Eis os nomes dos senadores que assinam a PEC junto a Rogério Marinho: Eduardo Girão (Novo-CE); Mecias de Jesus (Republicanos-RR); Alan Rick (União Brasil-AC); Jorge Seif (PL-SC); Margareth Buzetti (PSD-MT); (PL-SP); Styvenson Valentim (Podemos-RN); Marcos Rogério (PL-RO); Lucas Barreto (PSD-AP); Marcio Bittar (União Brasil-AC); Luis Carlos Heinze (PP-RS); Wilder Morais (PL-GO); Magno Malta (PL-ES); Chico Rodrigues (PSB-RR); (Republicanos-DF); Jaime Bagattoli (PL-RO); Izalci Lucas (PSDB-DF); Sergio Moro (União Brasil-PR); Cleitinho (Republicanos-MG); Carlos Portinho; Esperidião Amin (PP-SC); Dr. Hiran (PP-RR); Hamilton Mourão (Republicanos-RS); (PP-MS); Ciro Nogueira (PP-PI); Plínio Valério (PSDB-AM); Wellington Fagundes (PL-MT). (Informações do Poder 360)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: sucuri é flagrada entre rodas de caminhão após viajar por alguns quilômetros

VÍDEO: Gol fica destruído por incêndio no Jardim Leblon

Uruguai, Paraguai e Colômbia carimbam vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2026

Irmãos condenados por estupro de crianças são presos em Terenos

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

vacina covid-19

Covid é principal causa de internação por síndrome respiratória no Rio

Últimas Notícias

Economia

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Os industriais estão nos Estados Unidos em uma comitiva liderada pela CNI

Polícia

Um é preso com carro roubado no DF e 1,3 tonelada de maconha

A droga apreendida está avaliada em R$ 3,8 milhões

Trânsito

VÍDEO: incêndio destrói carreta em Iguatemi

A informação é a de que ninguém ficou ferido

Esportes

Brasil é dominante e vence Chile em noite do 1º gol de Estêvão e retorno triunfante de Paquetá

A noite foi especial também para Lucas Paquetá