Senador protocola PEC contrária à decisão do Supremo sobre imprensa
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), protocolou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira a reponsabilidade de jornais por declarações de entrevistados. A proposta invalida decisão STF (Supremo Tribunal Federal) que responsabiliza os órgãos de imprensa. No último dia 29 de novembro, o Supremo decidiu que os jornais são responsáveis por declarações […]
Diego Alves –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), protocolou PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tira a reponsabilidade de jornais por declarações de entrevistados. A proposta invalida decisão STF (Supremo Tribunal Federal) que responsabiliza os órgãos de imprensa.
No último dia 29 de novembro, o Supremo decidiu que os jornais são responsáveis por declarações que possam ser caluniosas. Marinho disse ao Poder360, no dia seguinte, 30 de novembro, que iria propor uma “solução legislativa” para o caso.
A PEC inclui um parágrafo no artigo 220 da Constituição Federal. Eis o que diz a nova redação:
“§ 7 – Veículo de comunicação não responde civilmente quando, sem emitir opinião, veicule entrevista na qual atribuído, pelo entrevistado, ato ilícito a determinada pessoa”.
“A proposta que ora submetemos ao Senado visa a estabelecer segurança jurídica aos veículos de comunicação e de imprensa no exercício regular de sua atividade de informar“, declarou o senador na justificativa da proposta.
No total, 28 senadores assinam a PEC. Para ser aprovada, é necessário que 49 senadores, de um total de 81, votem a favor da proposta. Depois, 308 dos 513 deputados teriam de dar o aval também.
Eis os nomes dos senadores que assinam a PEC junto a Rogério Marinho: Eduardo Girão (Novo-CE); Mecias de Jesus (Republicanos-RR); Alan Rick (União Brasil-AC); Jorge Seif (PL-SC); Margareth Buzetti (PSD-MT); Marcos Pontes (PL-SP); Styvenson Valentim (Podemos-RN); Marcos Rogério (PL-RO); Lucas Barreto (PSD-AP); Marcio Bittar (União Brasil-AC); Luis Carlos Heinze (PP-RS); Wilder Morais (PL-GO); Magno Malta (PL-ES); Chico Rodrigues (PSB-RR); Damares Alves (Republicanos-DF); Jaime Bagattoli (PL-RO); Izalci Lucas (PSDB-DF); Sergio Moro (União Brasil-PR); Cleitinho (Republicanos-MG); Carlos Portinho; Esperidião Amin (PP-SC); Dr. Hiran (PP-RR); Hamilton Mourão (Republicanos-RS); Tereza Cristina (PP-MS); Ciro Nogueira (PP-PI); Plínio Valério (PSDB-AM); Wellington Fagundes (PL-MT). (Informações do Poder 360)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista cai em buraco obra não sinalizada em Dourados e fica gravemente ferido
Vítima foi atendida por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu
Sol e chuva: Previsão indica calor de 35°C e chance de tempestade em MS
Previsão desta quinta-feira (12) destaca a possibilidade de chuva em grande parte do Estado
Com enxada e faca, homem é preso por guardas municipais após ameaçar casal de namorados
Acusado também teria apalpado as nádegas de uma jovem de 18 anos
Durante fuga de abordagem, motociclista bate em muro no Universitário em Campo Grande
Motociclista não tinha CNH
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.