Pular para o conteúdo
Política

Secretário diz que há “esforço” em colocar indígena para comandar Dsei em MS

Secretário afirmou que estão ocorrendo diálogos com povos originários do Estado para que seja escolhido um nome indígena de MS no Dsei
Dândara Genelhú, Gabriel Neves -
dsei secretário (1)
Na foto, Ricardo Weibe Tapeba. (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

O secretário da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), Ricardo Weibe Tapeba, afirmou que são realizados esforços para que o novo coordenador do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) de Mato Grosso do Sul seja um indígena.

A afirmação ocorreu neste sábado (18), após da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, ao Estado.

“Estamos construindo uma saída de consenso com os povos indígenas aqui do Estado. Nos próximos dias devemos sair com uma solução para MS”, disse o secretário.

Questionado sobre a nomeação do coordenador, Tapeba disse que há “esforços” para que o nome seja de um indígena.

“Há esforço da , com o e dialogando com os povos indígenas para que seja um indígena aqui do Estado”, finalizou.

Lideranças cobram nome indígena

Lideranças indígenas de Mato Grosso do Sul cobram nome indígena para liderança do Dsei do Estado.

Assim, nesta quarta-feira (15), o Conselho Terena afirmou que um nome de fora da comunidade é cotado para a coordenação do Dsei-MS.

Este “órgão não deve ser gerido por um não indígena”, afirmam as lideranças. Conforme o Conselho, reuniões políticas debatem nomes de fora da comunidade para coordenação do Dsei.

“Essa especulação tem causado revolta na população indígena do Estado, que querem que alguém de seu povo assuma o órgão”, afirmam as lideranças. O assessor político do Conselho Terena, Arildo Terena, afirma que recebem diversas mensagens de indígenas. “Não estão satisfeitos com a especulação de um homem branco não indígena assumir o Dsei”, informa.

Nomeação pendente

Arildo destaca que a comunidade indígena aguarda a nomeação desde o início do Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a exoneração do antigo coordenador.

“Estamos esperando essa nomeação desde o fim de janeiro, quando o antigo coordenador (Luiz Antônio de Vieira Júnior), foi exonerado”, afirma.

Assim, lembra que o Dsei de MS é o maior do Brasil e atende cerca de 85 mil indígenas do Estado.

“O órgão é responsável pela execução das políticas voltadas à saúde indígena de Mato Grosso do Sul, além de exercer o atendimento básico”, aponta.

As lideranças indígenas sul-mato-grossenses exigem a nomeação de um membro da comunidade para coordenação do Dsei-MS. “O indígena é quem tem o conhecimento real da necessidade da base de sua comunidade, ele está in loco para saber o que se passa”, pontua o assessor do Conselho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional