Pular para o conteúdo
Política

Secretário de Segurança Pública pretende ampliar delegacias para diminuir feminicídios

O chefe da pasta também comentou que deseja auxiliar as mulheres sobre emponderamento feminino
Anna Gomes -
Secretário
Secretário Antonio Carlos Videira. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax.

O Secretário da (Secretaria de Estado de Justiça e ) Antonio Carlos Videira comentou sobre o aumento dos casos de feminicídio em Mato Grosso do Sul e também adiantou sobre as possíveis estratégias que ele deve adotar a frente da pasta com o atual governador Eduardo Riedel (PSDB).

Segundo os dados da Sejusp, de janeiro a dezembro de 2021, Mato Grosso do Sul registrou 31 feminicídios. No mesmo período de 2022 o Estado registrou um aumento no crime, totalizando 44 mulheres assassinadas por seus companheiros.

O Secretário que já era chefe da pasta durante o governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), diz que uma das estratégias para tentar diminuir o número de mulheres assassinadas é investir no emponderamento feminino.

“Primeiro a gente tem que emponderar as mulheres para que ela denuncie a violência doméstica. Você raramente tem um caso de feminicídio que não passou por violência doméstica. Quando se amplia o número de delegacias e acessos a essas mulheres, a gente previne crimes. A prevenção passa pelo emponderamento”, disse o secretário.

Posse dos Secretários

O Governador Eduardo Riedel (PSDB), empossou os secretários que ele já havia anunciado antes do evento. A cerimônia aconteceu na tarde deste domingo (1), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo.

Além de Videira, também tomaram posse Hélio Queiroz Daher que vai comandar a SED (Secretaria de Estado de Educação). Ele é especialista em Gestão Escolar, mestre em Educação, atual superintendente de Políticas Educacionais da pasta e presidente do Conselho Estadual de Educação.

Para comandar a Secretaria de Turismo, Esporte e Cidadania, Marcelo – que, no governo de Reinaldo Azambuja (PSDB), dirigiu a (Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul). À frente do escritório de Planejamento, permanecerá Eliane Detoni – ela ocupa a pasta atualmente.

Já para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, a atual secretária Elisa Cleia Pinheiro Rodrigues seguirá de forma interina.

Eduardo Rocha será secretário da Casa Civil. Flávio Cesar Mendes de Oliveira, que já atuou como secretário adjunto da Segov-MS, será titular da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda).

Ana Carolina Nardes será mantida na SAD (Secretaria de Estado de Administração), Ana Carolina Ali Garcia na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e Hélio Peluffo deixa a prefeitura de para compor a Infraestrutura e Habitação.

Pedro Caravina vai para Segov (Secretaria de Governo), Maurício Simões Corrêa para a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Jaime Verruck ainda no comando da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e novamente Carlos Eduardo Girão (Controladoria-Geral do Estado).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fumaça

VÍDEO: Fumaça de incêndios volta a assolar a região do Parque do Sol

br 163 duplicações rodovia quilômetro

ANTT autoriza desapropriação de áreas para duplicação da BR-163 em Bandeirantes

IPCA-15 de julho é o mais alto para o mês desde 2021 e o maior desde maio de 2025, afirma IBGE

Feira Internacional da Música do Sul encerra inscrições para talentos do Centro-Oeste

Notícias mais lidas agora

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

VÍDEO: Idoso é atropelado em ciclofaixa da Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Em nota, Dom Dimas recomenda que católicos não participem do movimento Legendários

VÍDEO: morto em confronto tinha 180 passagens de furto a tráfico de drogas em Campo Grande 

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram as janelas: Fumacê passa por quatro bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

Circulação da equipe da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais está prevista das 16h às 22h

MidiaMAIS

4 pontos dos Legendários que conflitam com católicos e levaram ao alerta de arcebispo

Carta de Arcebispo de Campo Grande expõe entraves entre o movimento e a Igreja Católica e não recomenda que fiéis façam parte do grupo

Polícia

‘Ele amava a estrada e o caminhão’, diz filho de motorista da carreta que caiu em ribanceira na Serra da Arara

Marlon Silva Gomes teria perdido o controle da direção

Polícia

Executado com 14 tiros em ciclovia de Campo Grande teria perdido arma de facção criminosa

Antes de ser assassinado, ‘Sorriso’ recebeu duas ligações