O governador Eduardo Riedel (PSDB) recebeu nesta terça-feira (12) das mãos do presidente da República Luiz Inácio da Silva (PT) e de (PSB), documento de autorização para empréstimo de R$ 2,3 bilhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O ato ocorreu em cerimônia na manhã desta terça, para o anúncio de investimentos de bancos públicos nos Estados, no Palácio do Planalto. Além de Riedel, representantes do BNDES e da Caixa e do Banco do Brasil também participaram do evento.

O projeto de lei para aderir ao empréstimo começou a tramitar na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em agosto deste ano, e foi sancionado pelo governador no Diário Oficial do Estado no dia 6 de setembro, após aval favorável dos parlamentares.  

O financiamento de R$ 2,3 bilhões será para programa de investimento e em Mato Grosso do Sul.

Empréstimo

O montante será aplicado em obras de 900 km de rodovias do Estado. A transação vai acelerar investimentos na área de infraestrutura, que visa o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Na mensagem encaminhada pelo Governo de MS, assinada por Eduardo Riedel, é detalhado que a linha de crédito BNDES FINEM tem “baixo risco, condições facilitadas, juros reduzidos e prazo de amortização consideravelmente maior em relação às outras instituições financeiras nacionais”.

Então, Riedel explica que “a operação de crédito a ser autorizada está em consonância com as diretrizes do PPA (Plano Plurianual) e da LOA (Lei Orçamentária Anual) e mostra-se favoráveis diante das condições favoráveis do Estado, especialmente sua capacidade de pagamento”.