Pular para o conteúdo
Política

Riedel concorda com Haddad sobre IVA e diz que vai discutir reforma tributária com senadores

Governador deve se reunir com a bancada federal de MS na próxima semana
Clayton Neves, Renata Portela -
cirurgias
Governador Eduardo Riedel (Foto: Henrique Arakaki/ Jornal Midiamax)

Na segunda-feira (17), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, rebateu estudo que implica que o IVA (Imposto sobre Valor Adicionado), a ser criado pela reforma tributária, deve ficar mais alto que os 25% previstos inicialmente. O governador (PSDB) afirmou que tudo é especulação e que não irá contrariar o ministro.

Em agenda nesta terça-feira, o governador afirmou que acha que é tudo especulação. “Se o ministro contestou, não sou eu quem vai falar diferente disso”, pontuou. Riedel ainda confirmou que segue discutindo os impactos da reforma tributária e os reajustes que serão feitos.

Além disso, na próxima semana deve se reunir com a bancada federal, para conversar sobre o tema com os senadores de Mato Grosso do Sul. “Já com o estudo realizado, para poder calibrar o que temos falado sobre a reforma”, afirmou.

Mais uma vez, o governador ressaltou que a reforma tributária é importante para o país. “Tem a perspectiva do contribuinte, da empresa que contribui, do público que recebe e dos usuários do sistema tributário”, ponderou.

“Temos que entender muito bem cada uma dessas perspectivas, para poder atuar preservando a competitividade. E no caso de Mato Grosso do Sul, a não perda de receita de capacidade e de investimento”, finalizou. Riedel já havia dito em outras oportunidades que se preocupa com a perda de receita, o que também foi ponto discutido por outros governadores.

Reforma tributária

No início do mês, Riedel já havia destacado avanços no debate sobre a reforma tributária com outros governadores do país. “Dois pontos que eram essenciais para Mato Grosso do Sul foram inclusos, a garantia dos incentivos fiscais até 2032 e a dos fundos, como Fundersul”.

A proposta foi aprovada na Legislativa e agora segue para o Senado, para ser discutida no retorno do recesso. Ainda conforme o governador, agora é discutida a metodologia de compensação de perdas pelo Fundo de Desenvolvimento Regional. “A reforma tributária é positiva para o , mas para MS temos preocupações”, afirmou ainda.

Sobre o IVA, Riedel pontuou essas preocupações, sobre, por exemplo, qual critério para compensar perdas. “Com estado de baixa população, quando tributa o consumo tende a ter uma perda. Temos que avaliar a consequência ao longo do tempo”, pontuou.

Grupo dedicado à reforma tributária realiza reuniões para diminuir os impactos em Mato Grosso do Sul. Ainda segundo Riedel, a atenção está voltada para fundos específicos de investimento, e citou o Fundersul que “está preservado. O critério de manutenção dos incentivos fiscais era uma grande dúvida, uma grande questão. Estão preservados, não muda”, garantiu.

Detalhou que no caso do Fundersul, se trata de “R$ 1,5 bilhão que o Estado executa por ano com 8 mil quilômetros para pavimentar. O Estado pedindo competitividade através do capital privado e tem chegado. Como faz? Vamos parar esse processo? Andar 20 anos para trás?”, questionou.

Então, destacou que este é um dos motivos para atenção ao fundo. Outro ponto levantado pelo governador é o Fundo de Desenvolvimento Regional. Riedel questiona os critérios do tema. “A reforma, ela está boa, mas o problema mora nos detalhes”, pontuou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem comparecer ao julgamento, réu é condenado a 16 anos de prisão por matar rapaz em 2020

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus apresentarem defesa prévia

Maisa Silva recria meme com Silvio Santos em cena de ‘Garota do Momento’

Analistas tributários iniciam paralisação e declaração do Imposto de Renda pode ser afetada

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

ffms réus

Justiça valida destituição de Cezário e enterra tentativa de voltar ao cargo ‘no tapetão’

Prefeita de Ituiutaba obtém medida protetiva contra André Janones por violência doméstica

Últimas Notícias

Cotidiano

Sem escoamento adequado, moradores têm quintais invadidos por enxurrada na Vila Bordon

Morador já precisou abrir um buraco na casa para dar passagem à água

Brasil

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Incêndio na boate deixou 242 pessoas mortas

Emprego e Concurso

Prefeitura de Naviraí abre processo seletivo de nível médio e superior com salários de até R$ 4,9 mil

vagas são para cargos nas áreas de Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Assistente Social

Brasil

VÍDEO: Touro avança sobre homem em avenida movimentada de Ribeirão Preto

Uma BMW ficou destruída durante perseguição