Relações com MS serão tratadas com prioridade pelo presidente do Paraguai, diz Gerson Claro

O presidente da Alems esteve com Eduardo Riedel em comitiva de MS em agenda com o presidente do Paraguai

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputado estadual Gerson Claro (PP) | Foto: Luciana Nassar, Alems

O presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro (PP), revelou que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, disse que tratará as relações com o Brasil e o Mato Grosso do Sul com prioridade. Comitiva de MS viajou junto ao governador Eduardo Riedel (PSDB) para reunião com o novo presidente do país vizinho na Embaixada Brasileira nesta quarta-feira (5).

Durante sessão plenária na Alems nesta quinta-feira (6), o presidente da Casa classificou o encontro como ‘próspero e proveitoso’.

“Tivemos uma proveitosa reunião na Embaixada do Brasil no Paraguai. Tratamos das relações com o Brasil e o Mato Grosso do Sul, onde o presidente eleito fez questão de dizer que tratará como prioritárias, de interesses comuns, como estradas, pontes e a Rota Bioceânica”, disse o deputado.

Depois de fala do deputado Paulo Corrêa (PSDB), que também compareceu na agenda e celebrou o encontro, Claro disse que também foram tratadas questões sanitárias e de alfândega.

“Duas coisas também urgentes que surgiram na reunião, foi a questão sanitária de facilitar a questão de animais na fronteira seca e a questão aduaneira. Então, muitas coisas que podem ser mais rápidas, ser sem burocracia, com certeza essa parceria do MS com o Paraguai, vai ajudar. Estou confiante disso”, afirmou.

Rota Bioceânica

A rota Bioceânica vai facilitar o escoamento de produtos sul-mato-grossenses e do restante do País para China, por meio do Oceano Pacífico. O corredor ainda vai fortalecer a relação dos países do Mercosul com o mercado asiático.

Por fim, a rota bioceânica vai ligar o Centro-Oeste brasileiro e o Pacífico. Mato Grosso do Sul vai seguir pela cidade de Porto Murtinho; cruzará o território paraguaio por Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo. Depois irá atravessar por território argentino as cidades de Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta; ingressando no Chile pelo Passo de Jama, até alcançar os portos de Antofagasta, Mejillones e Iquique.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma