Pular para o conteúdo
Política

Reforma Tributária: Riedel e outros 3 governadores pedem fundo de compensação dos benefícios fiscais

Governadores se reuniram com o relator da reforma tributária no Senado
Dândara Genelhú -
riedel governadores
Governador participou de reunião em Brasília. (Guilherme Pimentel; Governo do Estado)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) e outros três governadores se reuniram com o senador Eduardo Braga, relator da reforma tributária no Senado Federal. Os gestores estaduais pediram a inclusão na matéria de um fundo de compensação dos benefícios fiscais.

A reunião da terça-feira (10), em , levantou pontos considerados como essenciais pelos governadores do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

Para Riedel, é “importante reforçar que já faz parte do Codesul há mais de 25 anos e temos pautas que são convergentes e importantes para os estados, que devem constar na reforma tributária”.

Também estiveram presentes os governadores Carlos Massa Junior (Paraná), Eduardo Leite () e Jorginho Melo (Santa Catarina). Apesar de favoráveis às mudanças na legislação, eles buscam alternativas para reduzir eventuais perdas e prejuízos dos estados se a reforma for aprovada.

Pontos destacados

Presidente do Codesul, Eduardo Leite ressaltou cinco pontos da reunião. Entre eles, os questionamentos sobre a cobrança do CBS (Contribuição Sobre Bens e Serviços) pela União, se for cobrado antes da entrada do IBS (Imposto Sobre Bens e Serviços) nos estados.

“Para evitar que a União avance na base de arrecadação, fazendo com que os estados quando venham fazer a sua tributação, já tenha um exaurimento da carga tributária”, explicou. Além disso, os governadores pediram a ampliação dos recursos enviados aos estados por meio de Fundo de Desenvolvimento Regional e a forma de distribuição.

Também pedem a criação de um fundo para compensação dos benefícios fiscais e um benefício para as regiões Sudeste e Sul. Eles justificam que as regiões não dispõem de fundos para financiar empréstimos ao setor privado.

Por fim, discutiram a concessão de incentivos a determinados setores econômicos, que sejam nacionais e não regionais, contemplando assim todo o país. Foi dado como exemplo o setor de automotivos.

A expectativa dos governadores é de que o relatório final da reforma tributária seja apresentado até o final de outubro no Senado. “Agora é aguardar as próximas tratativas para que, como eu sempre digo, a reforma seja justa para o Brasil e principalmente para nosso Mato Grosso do Sul, que não pode abrir mão do pleno desenvolvimento”, disse Riedel.

Reunião

No mesmo dia, os governadores do Codesul se reuniram para assembleia geral do grupo. A cooperação entre os estados, emergências climáticas e resultados do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) no segundo trimestre do ano foram pautados.

Além disso, houve reunião com os secretários de dos estados. Eles alinharam os temas e pautas que devem entrar em discussão no Senado Federal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)