Pular para o conteúdo
Política

PT municipal oficializa Camila Jara para prefeitura de Campo Grande em 2024

O PT (Partido dos Trabalhadores) anunciou nesta quinta-feira (5) a pré-candidatura da deputada federal Camila Jara em noite marcada por discussão, disputa por cargos federais em Mato Grosso do Sul e pela não presença dos campeões de votos, como o deputado estadual Zeca do PT e o federal Vander Loubet. A reunião marcada inicialmente às … Continued
Diego Alves, Karine Alencar -
Deputada Camila Jara foi anunciada nesta quinta como pré-candidata à prefeitura (Foto: Henrique Arakaki)

O PT (Partido dos Trabalhadores) anunciou nesta quinta-feira (5) a pré-candidatura da deputada federal em noite marcada por discussão, disputa por cargos federais em Mato Grosso do Sul e pela não presença dos campeões de votos, como o deputado estadual e o federal Vander Loubet.

A reunião marcada inicialmente às 18h teve atraso devido a uma reunião e confusão no diretório. Na reunião, estavam Camila Jara, a advogada Giselle Marques, que foi candidata ao governo do Estado em 2022. Além da professora Eugênia Portela de Siqueira, Giselle, Eugênia e a coordenadora do setorial municipal de Educação do PT , Bartolina (Bartô), que não esteve presente no anúncio, chegaram a colocar os nomes como pré-candidatas.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, na reunião, Gisele solicitou ao diretório, cargo no MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) ou Funasa (Fundação Nacional de Saúde). A informação é a de que ofereceram cargo no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), mas ela não aceitou. Ainda de acordo com apurado, Giselle foi embora após a reunião.

O evento na noite desta quinta ocorreu após o anúncio ter sido adiado devido à disputa interna entre Camila, Giselle, Eugênia e Bartô. O motivo informado oficialmente pelo partido foi a tentativa da vinda de uma liderança nacional para o anúncio. Porém, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, passou por cirurgia e não pôde comparecer.

“A Camila é a nossa pré-candidata em Campo Grande, a partir de agora nós vamos estruturar a campanha dela para colocar na rua. Já estão aqui dois partidos, o PC do B, o PV, e nós vamos atrás de outros partidos pra que possamos fazer uma aliança forte pra defender o nome dela”, disse o presidente municipal do partido, Agamenon Rodrigues.

“A Camila não é pré-candidata, vocês são pré-candidatos vamos juntos nesse movimento. Então é uma pré-candidatura de geral e todo mundo tem responsabilidades. Eles (adversários) têm medo da nossa capacidade de união. A gente briga, discute, diverge em táticas, mas uma coisa que nós temos é capacidade de dar a mão e lutar pelo aquilo que acreditamos. Temos uma proposta de criar coletivos de trabalho e de ação, para pensar a estratégia que vai desenvolver na nossa pré-campanha, para pensar a estratégia do movimento que vai discutir a cidade por bairros e regiões. Criar uma metodologia de trabalho para construção de um movimento que vai fazer com que essa cidade inteira se movimente. Então, a partir disso, propor as mudanças que são necessárias para Campo Grande. Essa é a nossa proposta pra executiva”, disse Camila.

“Você não vai estar sozinha, vamos estar aqui fazendo campanha, fortalecendo a candidatura, com oração e força”, falou a professora Eugênia para Camila.

“A Camila extrapola a nossa bolha e ela dialoga com outros setores da sociedade e ela encanta, principalmente a juventude que tem uma energia muito boa para fazer política. Então esse é o medo deles e eu falei para Camila agora, eles têm receio. E a nossa Gisele, que foi nossa candidata a governadora, foi valorosa, foi corajosa na campanha. Na plenária que nós fizemos lá na Câmara Municipal, as companheiras se reuniram e chegaram no entendimento, chegaram no entendimento que o nome mais competitivo para representar o nosso partido nessa eleição é o da deputada Camila Jara”, discursou o deputado estadual Pedro Kemp.

Disputa

No último dia 23 de setembro, o partido chegou a alugar a Câmara de Campo Grande para a plenária para lançar Camila Jara no evento. Porém, além da deputada federal Camila Jara, a advogada Giselle Marques e a professora Bartolina Catanante prosseguiram com o interesse no pleito pelo Executivo de Campo Grande. Após impasse e reunião nos bastidores da plenária, foi decidida a criação de um ‘projeto de mulheres’.

A plenária contou com a participação dos deputados estaduais Pedro Kemp e Gleice Jane, além da vereadora Ribeiro. Principais lideranças do MS, o deputado federal Vander Loubet e o deputado estadual Zeca do PT, não compareceram ao evento.

Confusão

Já a confusão ocorreu quando o militante Walber Noleto pegou o microfone para falar, antes do anúncio, quando foi interrompido por outro partidário, momento em que se iniciou a confusão.

“Nós viemos aqui para ouvir o anúncio da pré-candidatura que o PT apresentará para sociedade e para nós disputarmos as eleições de 2024. E isso é uma decisão que já foi adotada, inclusive em uma plenária do PT no dia 23. E quando a gente chega aqui, esse conjunto de militantes é surpreendido pelo comportamento de três outras pessoas que se acham no direito de impor a sua vontade para o PT. E nós estamos aqui, à disposição de suas vontades, de seus desejos, ou à disposição do PT? Tem que respeitar o desejo e a disposição desse coletivo que está aqui. Nós não estamos aqui para respeitar os desejos individuais. Nós estamos aqui para respeitar o que o partido decide”, comentou Walber.

Camila Jara anunciada como pré-candidata (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Pedro Kemp falando aos partidários (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Presidente do diretório em Campo Grande, Agamenon Rodrigues (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)

Momento da confusão no diretório

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mais de 30 pessoas morrem em naufrágio de barco turístico no Vietnã

Operário vence Monte Azul, mas fica longe de classificação na Série D

Projeto social distribui agasalhos e sopão solidário neste domingo no Jardim Noroeste

Motorista de Fusion envolvido em acidente com morte de motociclista em Três Lagoas estava com CNH vencida

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

MPMS investiga armazenamento irregular de agrotóxicos em propriedade rural de MS

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista bate em dois carros estacionados e derruba muro no Coophavila

Condutor de SUV teria provocado acidente

Esportes

Fortaleza sai na frente, mas cede empate ao Bahia e adia reação no Campeonato Brasileirão

Partida marcou a estreia do técnico Renato Paiva, ex-Botafogo, no Fortaleza

Cotidiano

Na busca por buldogues franceses, tutores oferecem recompensa de R$ 500 em Campo Grande

Animais de estimação desapareceram no dia 16 de julho, na região da Mata do Jacinto

Esportes

Fifa estuda acabar com rebotes de pênaltis e ampliar a atuação do VAR antes da Copa de 2026

Existe também um apoio crescente da cúpula da Fifa e do Ifab em ampliar o escopo de atuação do VAR