Pular para o conteúdo
Política

Projetos aprovados e debate sobre duplicação da BR-163: confira a semana da Câmara de Dourados

Vereadores e servidores também participaram de seminário estadual do TCE
Mariane Chianezi -
Dourados
Plenário da Câmara de Dourados durante sessão ordinária. (Foto: Valdenir Rodrigues/CMD)

A semana na Câmara Municipal de Dourados foi marcada pela aprovação de projetos, seminário estadual aos servidores e vereadores, além de debate sobre a duplicação da BR-163.

Na 8ª sessão ordinária, ocorrida na segunda-feira (27), no Plenário Weimar Gonçalves Torres, foram aprovados em 2ª discussão e votação cinco projetos – sendo quatro projetos de lei (PLs) e um projeto de lei complementar (PLC). 

Cinco projetos aprovados em 2ª discussão e votação

– PLC 3/23, de autoria do vereador Janio Miguel (PTB), que transforma em via coletora a Rua Hatsujiro Kudo, no trecho entre a Avenida Marcelino Pires e a Rua Eucaliptos, localizada na Vila Rubi.

– Dois PLs em bloco: PL 18/23, de autoria do vereador Tio Bubi (PSD), que denomina Rua Narciso Claro de Assumpção a Rua Projetada C 10 C, em toda sua extensão, localizada na Cachoeirinha; PL 23/23, de autoria do vereador Creusimar Barbosa (União), que denomina Rua Maria Soares da Conceição Souza a Travessa 06, em toda sua extensão, localizada no bairro Estrela Verá.

– PL 26/23, de autoria do vereador Elias Ishy (PT), que acrescenta dispositivos na Lei Municipal 4.966/22, esta que “dispõe sobre o ingresso e a permanência de animais de estimação em praças, parques públicos, jardins e dá outras providências”. Ao pedir votos favoráveis de seus colegas parlamentares, Ishy justificou que “a prefeitura que irá determinar qual parque que está apropriado para as visitações”.

– PL 31/23, de autoria do vereador Rogerio Yuri (PSDB), que estabelece normas e procedimentos para instalação de infraestrutura de suporte às estações de rádio base (ERBs) e equipamentos afins em Dourados.

Três projetos aprovados em única discussão e votação

– Projeto de Decreto Legislativo 9/23, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que concede diploma de Jubileu de Cristal ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de , alusivo aos 15 anos de sua criação.

– Projeto de Resolução 1/23, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a regulamentação do sistema eletrônico no processo legislativo no âmbito da Câmara Municipal de Dourados e dá outras providências. O projeto possibilita o uso do meio eletrônico, considerando toda e qualquer forma de armazenamento ou tráfego de documentos e arquivos digitais, além de transmissão eletrônica com a utilização de redes de comunicação, preferencialmente a internet, e assinatura eletrônica.

– Incluído na pauta: Projeto de Resolução 3/23, de autoria do vereador Marcelo Mourão (Pode), que acrescenta o inciso VII no Artigo 150 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Dourados para garantir o direito de fala do parlamentar após o encerramento da votação. A redação é a seguinte: Após a proclamação do resultado da votação dos projetos, o Presidente da Câmara oportunizará fala aos Vereadores para, independentemente do resultado da votação, justificarem seus votos pelo prazo máximo de 2 minutos, sem direito a apartes.

Três projetos aprovados em 1ª discussão e votação (precisam passar por 2ª discussão e votação)

– Dois PLs em bloco: PL 21/23, de autoria do vereador Creusimar Barbosa (União), que denomina Rua Jair Aparecido dos Santos a Rua Projetada Viela 1, em toda a sua extensão, localizada no Conjunto Habitacional Porã 2 e Residencial Parque do Lago 2; PL 22/23, de autoria do vereador Creusimar Barbosa (União), que denomina Rua Valdemar Sanches a Rua Projetada A, em toda a sua extensão, localizada no distrito de Vila Formosa.

– PL 35/23, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município o Dia do Técnico em Agropecuária, a ser celebrado anualmente em 26 de setembro.

Seminário estadual do TCE

Novos servidores concursados, empossados neste mês, e vereadores da Câmara Municipal de Dourados participaram do Seminário Estadual dos Vereadores e Funcionários. O evento de capacitação foi realizado pela UCVMS (União das Câmaras de Vereadores de ), em parceria com o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

Na sede do TCE-MS, em Campo Grande, estiveram presentes por volta de 300 vereadores e servidores do Poder Legislativo das 79 cidades do Estado. Para Gustavo Adriano Furtado de Souza, advogado da Câmara douradense, a capacitação foi produtiva para “entender melhor como funciona o Tribunal e o serviço público para que possamos desempenhar as nossas funções da melhor maneira possível, ajudando a administração pública a desempenhar seu melhor papel”. Consequentemente, cada vez mais os serviços prestados à população serão aprimorados.

José Carlos Barbosa, o “Barbosinha” (PP), vice-governador de Mato Grosso do Sul, palestrou sobre “A Política como Missão no Desenvolvimento dos Municípios”. O chefe da Consultoria de Gestão de Normas do TCE-MS, Tércio Waldir de Albuquerque, tratou de “O Vereador no Século 21”. André Puccinelli Júnior, diretor da Consultoria Jurídica do TCE-MS, também proferiu palestra.

Eduardo Corrêa Riedel (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul; Jeovani Vieira dos Santos, presidente da UCVMS; o conselheiro Jerson Domingos, presidente do TCE-MS; o deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), representando o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, (PP); e demais autoridades também compareceram, na semana anterior, ao evento, que foi o primeiro seminário de vereadores sul-mato-grossenses no pós-pandemia.

Debate sobre a duplicação da BR-163

O vereador Mauricio Lemes (PSB) manifestou, essa semana, da tribuna da Câmara de Dourados, sua preocupação com os rumos que tem tomado o processo de relicitação visando à duplicação da BR-163, rodovia federal que atravessa o Mato Grosso do Sul de norte a sul. Ele defende que sejam incluídos no debate todos os agentes públicos, entidades e associações classistas da região Conesul, dada a sua importância no contexto social, político e econômico do Estado.

Para reforçar a luta, Mauricio propôs, e recebeu apoio dos demais vereadores, Moção de Apoio à Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), que pleiteia junto à (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a realização de uma audiência pública em Dourados para debater sobre a inclusão da parte sul do Estado na concessão da BR-163, desde Nova Alvorada do Sul até .

“A audiência pública é de extrema importância para obter sugestões e contribuições sobre a concessão de uma parte da BR-163, com quase 400 quilômetros e que passa por mais de 35 municípios na região da Grande Dourados”, justifica. “A rodovia necessita de melhorias urgentes, pois representa o setor produtivo, ao longo do trecho até a divisa com estado do Paraná”, pontua.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fim de semana terá tempo estável, com possibilidade de chuva moderada em MS

Crianças indígenas entregam manifesto pelo meio ambiente a ministras

VÍDEO: tampa de bueiro solta causa estrago em carro no Monte Líbano

Colo Colo é punido pela Conmebol e vai jogar de portões fechados na Libertadores

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Jorge e Matheus reúne 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Caminhoneiro invade plantação de cana-de-açúcar e abandona 400 mil maços de cigarros

Últimas Notícias

Brasil

PF abre operação após alerta do FBI contra suspeito de planejar atos terroristas

O FBI notificou autoridades brasileiras d

MidiaMAIS

Jorge e Matheus reúne 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Público enfrentou fila quilométrica para curtir e cantar junto os clássicos da dupla sertaneja

Cotidiano

Carreta da Justiça atende mais de 600 pessoas em Corguinho e Rochedo

Carreta da Justiça do TJMS atendeu cerca de 640 pessoas

Mundo

Trump: Dólar continuará a ser a ‘moeda preferida’ do mundo

A divisa americana caiu nesta sexta-feira, 11, pelo quarto dia consecutiv