Pular para o conteúdo
Política

Projeto quer permitir que assessor de vereador possa fiscalizar prefeitura de Campo Grande

Descumprimento pode acarretar responsabilização criminal, administrativa e política
Adriel Mattos -
prefeitura
Sede da Prefeitura de Campo Grande. (Foto: Nathalia Alcântara/Jornal Midiamax)

Tramita na Municipal de o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 93/2023, que altera o artigo 26 para incluir a possibilidade de assessores dos vereadores exercerem o papel de fiscalizadores do Poder Executivo. A matéria é de autoria de André Luís Soares (Rede).

Pela proposta, o parlamentar poderá delegar a um ou mais assessores a função de fiscalizar mediante ofício assinado pelo político, podendo ingressar nas repartições públicas e ter acesso a documentos. Caso os assessores não cumpriram estritamente o previsto, poderão responder pela infração à da Câmara.

No caso de qualquer gestor público do Executivo negar ou impor obstáculo aos trabalhos dos assessores, a GCM (Guarda Civil Metropolitana) deverá ser acionada para registro da ocorrência e posterior responsabilização administrativa e política.

Na justificativa, André Luís cita que, devido à Capital ter mais de 916 mil habitantes e centenas de estruturas públicas, “é praticamente impossível” vistoriar toda a cidade.

“Não é razoável que o parlamentar possa ter até 15 assessores sendo que o ato de fiscalizar tenha que ser pessoal, ou seja, atribuído apenas a ele. Por essa razão se faz necessário a alteração do art. 26 da LOM em que estabelece a competência de fiscalizar como sendo um ato pessoal do vereador”, escreveu.

A matéria precisa passar pelas comissões da Casa de Leis e pelo plenário. Se aprovada, deverá ser promulgada pelo presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o (PSB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vacinação contra Influenza acontece neste final de semana em shopping de Dourados

EUA: Avião faz manobra no ar para evitar colisão, e dois ficam feridos

Voo da Azul faz pouso de emergência no Recife após piloto passar mal

Lula sanciona crédito consignado para CLT, incluindo motoristas de app

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Bolsa Família

Em dois anos, mais de 5 mil famílias deixam o Bolsa Família em MS após aumento de renda

Últimas Notícias

Polícia

‘Morango do golpe’: criminosos aproveitam tendência para anunciar ofertas fraudulentas na internet

Doce mais famoso das últimas semanas também é ferramenta no mundo do crime

Transparência

Prefeitura de Japorã pagará até R$ 3,2 milhões por creche na Aldeia Porto Lindo

Concorrência eletrônica da obra de creche na Aldeia Porto Lindo ocorrerá em 4 de agosto

Política

Lula vem a Mato Grosso do Sul para discutir reforma agrária na fronteira com o Paraguai

Estão previstas possíveis agendas em Ponta Porã, Antônio João e Dourados

Famosos

Natural de MS, filho do Rei da Pornochanchada é capa da nova G Magazine

Oswaldo Cardoso é o primeiro nome da nova publicação da revista erótica G Magazine; modelo é filho de David Cardoso, o Rei da Pornochanchada