Pular para o conteúdo
Política

Projeto quer frear o avanço da lavoura para proteger o Pantanal de MS; entenda

Saiba o que dizem entidades de proteção ambiental e produtores sobre proposta que tramita na Assembleia Legislativa de MS
Gabriel Neves -
cheia pantanal
Imagem aérea do Pantanal em período de cheia. (Foto: Reprodução, Andre Bittar)

Tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que busca fortalecer a proteção ambiental no Pantanal de MS e combater a monocultura no Bioma, dentro do Estado. Se aprovada, poderá sanar demandas urgentes na região.

Apesar de abranger diversas áreas, o texto possui ênfase na contenção do avanço da monocultura na região e na salvaguarda de sua rica fauna, flora e recursos hídricos.

Para isso, caso aprovada, a proposta institui o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável do Pantanal sul-mato-grossense. Confira os detalhes apresentados:

  • a delimitação e proteção de áreas prioritárias para conservação e recuperação de ecossistemas;
  • o incentivo à implantação de sistemas agroflorestais;
  • a promoção de pesquisas científicas voltadas à conservação e manejo sustentável do bioma;
  • a criação de programas de educação ambiental e de capacitação para a população local;
  • o estímulo ao ecoturismo e ao turismo sustentável na região.

Além disso, o texto busca a proibição da abertura de novas áreas para monoculturas e a expansão de lavouras existentes no Pantanal Sul-mato-grossense. Vale lembrar que a proibição não se aplica às atividades de subsistência das comunidades tradicionais residentes na região.

Monocultura no Pantanal é considerada um problema urgente

Para o diretor-presidente da ONG Ecoa, André Luiz Siqueira, este ponto do projeto deve ser tratado como o mais relevante. “Isso é urgente e nos recorda ao decreto relacionado à expansão da cana e usinas no Pantanal”, comentou.

Siqueira salientou que registros recentes mostram que 90% da área desmatada no Pantanal estão localizados em Mato Grosso do Sul, processo também causado pela monocultura, mas que inclui outros fatores.

“Nós temos vários outros problemas, como desmatamento, hidroelétricas e diversos outros problemas. A monocultura também é um grande problema, que talvez a legislação trate de maneira muito específica e é um problema apenas, mas o todo é muito complicado”, continuou.

O diretor-presidente da organização salienta que “qualquer iniciativa alinhada à proteção do Bioma é sempre muito bem-vinda”, mas ressalta a forma genérica em que os pontos são apresentados no texto.

“Ou se negocia um decreto presidencial para proibição, como no caso da cana-de-açúcar, ou fazer como Assembleia de MT fez, proibindo as represas no Cuiabá, mas é fundamental melhorar aspectos na lei, embasar melhor”.

Visão dos produtores

Questionada sobre os impactos que tal projeto possa causar na agricultura da região, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) afirmou já existir “práticas conservacionistas por parte dos pantaneiros, e uma legislação federal e estadual efetiva para assegurar a preservação do bioma”.

Questionado, o deputado estadual Pedro Kemp (PT), que apresentou a proposta idealizada pelo colega Amarildo Cruz – falecido no dia 17 de março – afirmou estar aberto a sugestões. “Se for o caso, podemos apresentar emendas no projeto para aperfeiçoá-lo”.

Programas de educação

Além disso, o projeto criará programas de educação ambiental e de capacitação para a população local e estimulará o ecoturismo e o turismo sustentável.

O projeto proíbe a abertura de novas áreas para monocultura e a expansão de lavouras existentes no Pantanal do Estado.

Contudo, vale lembrar que a proibição não vale para comunidades tradicionais que residem na região. Por fim, a proposta pede intensificação da fiscalização por parte de órgãos ambientais que atuam em MS.

Os recursos necessários para implantação do projeto serão oriundos do Proclima (Fundo Estadual de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas).

Projeto de proteção do Pantanal é homenagem a Amarildo Cruz

O deputado Pedro Kemp (PT) apresentou projeto de lei de proteção do Pantanal de Mato Grosso do Sul — maior planície alagável do mundo e essencial para o ecossistema internacional. Amarildo Cruz (PT), que faleceu no último dia 17, é o responsável pela elaboração da matéria.

Kemp apresentou o projeto em sessão ordinária da última quarta-feira (22), na Alems. A proposta visa proteger o Pantanal sul–mato-grossense do avanço da monocultura.

Assim, pretende salvaguardar a fauna, flora e recursos hídricos. Para isso, criará o Programa Estadual de Proteção e Desenvolvimento Sustentável do Pantanal sul-mato-grossense.

Atualmente, o texto encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, onde deve ser analisado e votado. Ainda é preciso passar por primeira e segunda votação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Feirão Funtrab

Feirão de empregos oferta 92 vagas com chance de contratação imediata nesta terça-feira

Empresa de toldos some do dia para a noite e dá ‘calote’ em funcionários

gripe aviaria

Gripe aviária: Governo descarta 3 casos suspeitos; outros 4 ainda estão em investigação

Diferença de R$ 5,90 em depósito feito por candidata criou divisão no TRE-MS (Jornal Midiamax, Arquivo)

Diferença de R$ 5,90 divide plenário, mas candidata se livra de multa no TRE-MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Natasha Constantino

Natasha é talento de MS que recebeu até honraria por trabalho com moda autoral

Últimas Notícias

Cotidiano

Com 118 mortes, Campo Grande passa de 1,3 mil casos de doenças respiratórias

O sequenciamento mostra que 42 mortes estão ligadas à influenza A

Famosos

Ana Hickmann se casa com Edu Guedes em cerimônia discreta

Ana Hickmann revelou que já está casada com Edu Guedes; saiba detalhes da cerimônia discreta que os pombinhos realizaram

Transparência

PGR denuncia Waldir Neves pela segunda vez por lavagem de dinheiro

Conselheiro do TCE-MS é investigado por corrupção

Mundo

Putin diz estar pronto para negociar; Papa Leão XIV se oferece para sediar diálogo

Delegações de Rússia e Ucrânia reiniciaram os diálogos diretos na semana passada