Pular para o conteúdo
Política

Projeto que tomba Parque do Prosa e Nações Indígenas já tem assinatura de 9 vereadores

O projeto foi apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro (PT) e está na CCJ da Casa
Mariane Chianezi -
parque das nações
Parque das Nações Indígenas | (Divulgação)

Apresentado há um mês na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 10.970/2023, que dispõe sobre o tombamento do complexo de bens imóveis integrado pelo Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e Parque dos Poderes, já contra com assinatura de 9 vereadores. O foi apresentado pela vereadora (PT).

A matéria recebeu subscrição dos vereadores Zé da Farmácia (Podemos) e Coronel Villasanti (União ) durante a sessão da última quinta-feira (25). O projeto agora passa a ser de autoria de 9 vereadores, sendo eles: Luiza Ribeiro (PT), Ayrton Araújo (PT), Clodoilson Pires (Podemos), Coronel Villasanti (União Brasil), Junior Coringa (PSD), Prof. André Luis (REDE), Ronilço Guerreiro (Podemos), Tabosa (PDT), Zé da Farmácia (Podemos).

A Procuradoria da Municipal deu parecer favorável à tramitação. O projeto já está na Comissão de Constituição, Justiça para parecer. O relator é o vereador Papy (Solidariedade).

“Confiamos que a CCJ dará parecer pela regular tramitação por não haver inconstitucionalidade ou ilegalidade no projeto, o que já foi manifestado pelo Procurador Municipal, Aral de Jesus Cardoso. E também pelo fato de que a CCJ tem aproveitado bem as proposições apresentadas pelos vereadores e quando há alguma inconstitucionalidade ou ilegalidade notifica os autores para correção, aproveitando melhor cada iniciativa”, afirma a vereadora Luiza Ribeiro.

O projeto

O Projeto de Lei originou-se após debate com ambientalistas, pesquisadores, juristas e representantes de movimentos como o S.O.S. Parque e Amigos do Parque, que atuam desde o ano de 2019 em várias frentes de defesa do Parque dos Poderes, Parque do Prosa e Parque das Nações Indígenas, inclusive reivindicando dos Poderes Públicos que cessem com o desmatamento do Parque dos Poderes, viabilizem obras de proteção das nascentes existentes nesses locais e impeçam que novas obras sejam construídas.

Para Luiza Ribeiro, o tombamento será relevante para garantir a proteção de todos aqueles bens imóveis, além de proibir a supressão da vegetação nas áreas que compõem os imóveis tombados, a retirada de qualquer espécie de vegetação, especialmente a mata nativa.

O Projeto de Lei prevê que as edificações já existentes nos Parques também ficarão protegidas pelo tombamento, mas poderão ser reformadas, revitalizadas ou restauradas desde que mantenham a originalidade arquitetônica. Os órgãos ambiental e cultural do Município de , poderão estabelecer limites e diretrizes para a intervenções nas áreas de entorno dos bens tombados pela lei proposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Garoto prodígio de 4 anos consegue se matricular no 1º ano do fundamental em MS

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Ator de Grey’s Anatomy, Eric Dane anuncia que tem ELA e seguirá atuando

Peão que caiu de touro durante montaria ganha alta hospitalar em MS

Notícias mais lidas agora

Monteiro acata denúncia de ‘amigos’ de Razuk e suspende no TCE-MS licitação da loteria estadual

‘Minha segurança acabou’: Homem que esfaqueou companheira 6 vezes é solto

Procurado pela Interpol, advogado de MS é preso na Itália

Xande de Pilares fará show gratuito no Parque das Nações Indígenas

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista é levada para atendimento após colisão com caçamba na Via Park

Motorista de 41 foi levada para atedimento após colidir o veívulo que dirigia, um For Fiesta contra uma caçamba na Avenida Nelly Martins, a Via Park, região do Coophafe em Campo Grande, na noite desta sexta-feira (11). Ela não sofreu ferimentos graves. A condutora seguia pela via no sentido norte-sul, e, após uma curva, por … Continued

Trânsito

Cinco veículos se envolvem em acidente com engavetamento na Afonso Pena

Engavetamento aconteceu metros antes do semáforo no cruzamento com a Avenida Arquiteto Rubens Gil de Camilo

Brasil

Greve de médicos peritos da Previdência termina após 235 dias

Médicos peritos do Ministério da Previdência Social encerraram a greve

Polícia

‘Maluco do Facão’ é capturado em operação após roubar e atacar motociclistas

Ele é apontado por atacar motociclistas com um facão