Pular para o conteúdo
Política

Projeto que prevê capacitação de professores contra fake news será votado nesta quarta-feira

Ao todo 5 projetos devem ser analisados pelos deputados estaduais
Renata Portela -
Foto: Luciana Nassar/Alems

Nesta quarta-feira (26), 5 projetos serão analisados e votados na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Entre os projetos de lei, está a proposta de promoção da educação, prevenção e combate das fake news.

Em segunda discussão, deve ser votado o de Lei 167/2022, da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta inclui a história das mulheres como conteúdo transversal no currículo das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Assim, o objetivo é promover o conhecimento da história das mulheres que contribuíram para a conquista de direitos e redução da desigualdade de gênero.

Ainda deve ser votado o Projeto de Lei 76/2023, proposto pelo deputado (PT). Esse projeto visa à promoção da educação, prevenção e combate das fake news. Entre outras ações previstas, está a capacitação de professores sobre o tema para que seja possível a integração pedagógica com os conteúdos transversais relacionados à cidadania, direitos humanos e novas tecnologias.

Em primeira discussão, deve ser votado o Projeto de Lei 78/2023, de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB). O projeto proíbe farmácias e drogarias de exigirem o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) do consumidor no ato da compra caso não informem a finalidade específica da exigência. Também prevê pagamento de se o estabelecimento descumprir a determinação.

Os deputados também devem votar, em primeira discussão, o Projeto de Lei Complementar 05/2023, do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado). A proposta altera a Lei Complementar 160/2012, com o objetivo de “estabelecer que o Termo de Ajustamento de Gestão, a partir de sua assinatura, suspenda o trâmite do processo que lhe tenha dado origem, bem como aprimorar o regramento relativo à prescrição da pretensão punitiva, conferindo ao TCE-MS a competência para discipliná-lo em seu Regimento Interno”.

Em discussão única, deve ser votado o Projeto de Lei 72/2023, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB), que declara a utilidade pública da “Associação Tênis Para Todos”, com sede em . A entidade, fundada em 2017, promove programas sociais e esportivos, atendendo crianças e adolescente de famílias de baixa renda e pessoas com deficiência.

Como assistir às sessões da Assembleia?

A sessão é realizada em formato híbrido, com deputados participando no Plenário Deputado Júlio Maia ou por meio de videoconferência. O público pode acompanhar presencialmente no auditório do Plenário ou pelos canais de Comunicação da Casa de Leis, no YouTubeFacebook e pela Rádio e TV Alems.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

1961 – Nasce Nelsinho Trad, prefeito de Campo Grande e senador da República

sessão

[ BASTIDORES ] Vazio presencial chamou atenção em sessão

Homem é levado para a delegacia após ato obsceno na região central de Dourados

santa casa

Após surto e briga em conveniência, homem morre na Santa Casa de Campo Grande 

Notícias mais lidas agora

Deputado do RJ usava loja do Flamengo em Campo Grande para lavar dinheiro de facção, diz MP

VÍDEO: Crianças se arriscam em quadriciclo em meio a carretas e carros na BR-163

Após 30 anos, Teatro José Octávio Guizzo é reinaugurado em Campo Grande

Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

Últimas Notícias

Polícia

Jovem acorda com tio nu ao lado de cama e homem é preso por importunação sexual 

Homem puxou sobrinha pelo braço e tocou em seu corpo

Esportes

Depois de 16 anos fora da Copa, Paraguai se classifica e presidente decreta feriado nacional

A seleção paraguaia está de volta a uma Copa do Mundo de Futebol de 2026. Depois de 16 anos, a classificação levou o presidente Santiago Pena a decretar feriado nacional nesta sexta-feira (5), incluindo Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado oficial do decreto de feriado presidencial, … Continued

Polícia

Briga por partida de dominó acaba com homem morto a facadas no peito em Paranaíba

Autor foi preso quando tentava fugir em seu caminhão

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Falsa ameaça de bomba fechou uma das pistas do Aeroporto Internacional do Galeão

Dois adolescentes afirmaram estar com uma bomba em  uma aeronave prestes a decolar