Projeto de Lei quer criar programa de saúde mental à pais e cuidadores de PCDs em MS

A proposta prevê que agendamento de atendimentos seja feito diretamente em aplicativo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputado estadual Lucas de Lima | (Luciana Nassar, Alems)

O deputado Lucas de Lima (PDT) apresentou projeto de lei que prevê a criação do Programa de Saúde Mental, Prevenção de Depressão e Suicídio, a ser oferecido através de vídeo conferência, na modalidade online, para atendimento psicológico de pais e cuidadores diretos de PCDs (Pessoas Com Deficiência) em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Projeto de Lei 362/2023, a implementação do programa deverá acontecer por meio de convênios, parceria com organizações não-governamentais, universidades e instituições de ensino públicas e privadas, órgãos governamentais e demais setores da sociedade civil, a fim de prevenir o adoecimento, o estresse, a depressão e o suicídio de pais e cuidadores diretos de PCDs.

O projeto também prevê a criação um aplicativo de celular gratuito e de fácil visualização, com recurso de tecnologia assistida, para o oferecimento do atendimento psicológico por videoconferência. O agendamento do atendimento psicológico deverá ser realizado diretamente no aplicativo.

Os protocolos do programa deverão ser desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas e assistentes sociais, sem prejuízo de outros profissionais que se fizerem necessários à sua confecção, implementação e desenvolvimento qualificado.

“O objetivo é oferecer suporte psicológico aos pais e cuidadores de PCDs, visando uma intervenção precoce para acolher, reduzir os impactos de negação ou dificuldade de aceitação, fortalecer os laços familiares através de informação qualificada acerca da deficiência, com o intuito precípuo de diminuir o estresse dos pais ou cuidadores diretos”, justifica o deputado Lucas de Lima.

A proposta será analisada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa.

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares