Prestação de unidades habitacionais pode ser isenta para moradores do Mandela em MS

Projetos do Executivo concedem isenção no pagamento de contraprestações

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
mandela isenção
Casas para moradores do Mandela começaram a tomar forma (Nathalia Alcântara, Midiamax)

Moradores da Comunidade Mandela beneficiados com unidades habitacionais poderão ter prestações isentas se o projeto do Executivo for aprovado pelos deputados estaduais. A proposta tramita na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Conforme o projeto de lei nº 356/2023, os moradores da comunidade serão isentos do pagamento da contraprestação da participação financeira da construção das unidades habitacionais. A medida será implantada por meio da Agehab (Agência Popular de Habitação do Estado de Mato Grosso do Sul).

A isenção será concedida para moradores que não possuam outro imóvel no nome e não seja titular de outra unidade habitacional do Governo Federal, Estadual ou Municipal. Recentemente a Comunidade do Mandela foi atingida por um incêndio que deixou as famílias sem moradia.

Isenção para baixa renda

Já o projeto de lei nº 357/2023 autoriza a isenção para famílias de baixa renda, com renda mensal de até R$ 2,6 mil — valor da Faixa Urbana 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A regra dos programas habitacionais define que beneficiários devem pagar uma contraprestação como participação financeira. O valor serve como retorno dos investimentos aplicados e recomposição do fundo habitacional social.

A matéria do Executivo permite que o benefício seja pago para famílias que:

  • recebam benefício de Prestação Continuada (BPC) ou do Programa Bolsa Família, ou de outros que substituírem;
  • tenham perdido o único imóvel em razão de situação de emergência ou de calamidade, formalmente reconhecida pelos órgãos competentes;
  • tenham construído unidade habitacional em terreno de propriedade da família.

Conteúdos relacionados

vans ministério
bela vista tre-ms diretórios
deputados federais ms bancada