Pular para o conteúdo
Política

Posse de vereadora e benefícios a servidores marcam semana na Câmara de Ponta Porã

Vereadores aprovam planos de cargos e carreiras do Legislativo e vão analisar projeto que estende benefício a servidores da saúde
Adriel Mattos -
Ponta Porã
Foto: Lécio Aguilera/CMPP

A semana na Câmara Municipal de foi marcada por projetos que beneficiam servidores públicos e a posse em caráter definitivo da vereadora Anny Espínola (PSDB). Duas sessões foram realizadas, devido ao feriado de Carnaval.

Na última terça-feira (14), a Mesa Diretora deu posse a Anny. Ela era suplente do ex-vereador Mauro Ortiz (União), que teve o mandato cassado por infidelidade partidária. O processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) transitou em julgado em novembro de 2022, não havendo mais possibilidade de recurso.

Ortiz teve o mandato cassado pelo (Tribunal Regional Eleitoral) após o PSDB apontar que o parlamentar deixou a legenda fora da janela partidária. Ele trocou o ninho tucano pelo União Brasil, a fim de concorrer ao cargo de deputado estadual. Ele recorreu até ao TSE, mas a decisão foi mantida.

Plano de cargos e carreiras dos servidores de Câmara de Ponta Porã

A sessão que aconteceria nesta semana foi antecipada para quarta-feira (15). Os vereadores aprovaram um projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Legislativo Municipal.

“Trata-se de uma luta antiga e que ganhou destaque por conta de um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] celebrado com o Ministério Público [do Estado]. Estamos cumprindo com o compromisso assumido. Depois de diversos estudos, contas, reuniões, estamos votando um projeto que contempla a maioria das reivindicações dos servidores desta Casa”, declarou o presidente da Câmara, Cândido Félix Gabínio, o Candinho Gabínio (PSDB).

Apesar da aprovação, o presidente ressaltou que precisará de apoio do Poder Executivo para garantir a aplicação do plano para os servidores do Legislativo.

“A aplicação do PCCR será feita dentro do limite extremo do que podemos gastar, legalmente. E isso me preocupa, pois precisamos do apoio do Poder Executivo. Neste sentido, já acionamos o Eduardo Campos para que o seja repassado dentro do que é necessário. Estamos assumindo um compromisso com nossos servidores com a certeza da parceria com o Poder Executivo Municipal. Estamos pleiteando uma correção no duodécimo. A Câmara sempre foi parceira do Executivo e acredito que não teremos problemas em manter esta parceria de mão dupla”, explicou.

Previne Brasil

No mesmo dia, o secretário municipal de Governo, Fábio Caffarena, entregou um projeto de lei que altera a Lei Municipal 4.450/2020, que gratifica por desempenho as equipes de atenção primária à saúde e as equipes de saúde da família do município.

A proposta é vinculada ao programa Previne Brasil, que estabelece financiamento conforme o atendimento da população e garante incentivos como a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, por meio de outro programa, o Saúde na Hora.

Anteriormente recebiam o benefício do Previne Brasil as equipes técnicas das unidades que batessem a meta de 80% de serviços e ações previstas na lei. Pelo texto, 50% do valor do Previne Brasil seja destinado a todas as unidades de saúde e 50% àquelas que bateram meta. Assim, quem bate meta fica com 100% e quem não alcança a meta recebe 50%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro e Corinthians empatam em jogo com menor público do ano

Polícia descobre laboratório sofisticado de droga e apreende 1,3 mil quilos de maconha

catan deputado prefeito ms emendas

Com deputado de MS, parlamentares de 14 estados acionam STF para livrar Bolsonaro de medidas cautelares

Palmeiras vence Fluminense de virada no Maracanã

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

‘Precisamos respirar’: Padaria interditada anuncia férias coletiva após ação policial no Taveirópolis

Últimas Notícias

Esportes

Santos perde para o Internacional na Vila e segue na zona de rebaixamento

Com o resultado, o time paulista permanece na 17ª colocação do Brasileirão

Esportes

Flamengo vira aos 39 do segundo tempo contra o Bragantino e encosta no Cruzeiro

O resultado mantém o time rubro-negro firme na vice-liderança, com 33 pontos

Polícia

Choque recupera SUV de luxo que seria vendida por R$ 40 mil no Paraguai

A abordagem ocorreu nas imediações de um atacadista na região do bairro Santo Antônio, em Campo Grande

Cotidiano

MS tem mais de 4,6 mil monitorados por tornozeleira eletrônica

A medida ganhou destaque nacional após o ministro Alexandre de Moraes determinar o uso pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)