Pular para o conteúdo
Política

Posse de vereadora e benefícios a servidores marcam semana na Câmara de Ponta Porã

Vereadores aprovam planos de cargos e carreiras do Legislativo e vão analisar projeto que estende benefício a servidores da saúde
Adriel Mattos -
Ponta Porã
Foto: Lécio Aguilera/CMPP

A semana na Câmara Municipal de foi marcada por projetos que beneficiam servidores públicos e a posse em caráter definitivo da vereadora Anny Espínola (PSDB). Duas sessões foram realizadas, devido ao feriado de Carnaval.

Na última terça-feira (14), a deu posse a Anny. Ela era suplente do ex-vereador Mauro Ortiz (União), que teve o mandato cassado por infidelidade partidária. O processo no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) transitou em julgado em novembro de 2022, não havendo mais possibilidade de recurso.

Ortiz teve o mandato cassado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) após o PSDB apontar que o parlamentar deixou a legenda fora da janela partidária. Ele trocou o ninho tucano pelo União Brasil, a fim de concorrer ao cargo de deputado estadual. Ele recorreu até ao TSE, mas a decisão foi mantida.

Plano de cargos e carreiras dos servidores de Câmara de Ponta Porã

A sessão que aconteceria nesta semana foi antecipada para quarta-feira (15). Os vereadores aprovaram um projeto de lei que cria o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Legislativo Municipal.

“Trata-se de uma luta antiga e que ganhou destaque por conta de um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] celebrado com o Ministério Público [do Estado]. Estamos cumprindo com o compromisso assumido. Depois de diversos estudos, contas, reuniões, estamos votando um projeto que contempla a maioria das reivindicações dos servidores desta Casa”, declarou o presidente da Câmara, Cândido Félix Gabínio, o Candinho Gabínio (PSDB).

Apesar da aprovação, o presidente ressaltou que precisará de apoio do Poder Executivo para garantir a aplicação do plano para os servidores do Legislativo.

“A aplicação do PCCR será feita dentro do limite extremo do que podemos gastar, legalmente. E isso me preocupa, pois precisamos do apoio do Poder Executivo. Neste sentido, já acionamos o Prefeito para que o seja repassado dentro do que é necessário. Estamos assumindo um compromisso com nossos servidores com a certeza da parceria com o Poder Executivo Municipal. Estamos pleiteando uma correção no duodécimo. A Câmara sempre foi parceira do Executivo e acredito que não teremos problemas em manter esta parceria de mão dupla”, explicou.

Previne Brasil

No mesmo dia, o secretário municipal de Governo, Fábio Caffarena, entregou um projeto de lei que altera a Lei Municipal 4.450/2020, que gratifica por desempenho as equipes de atenção primária à saúde e as equipes de saúde da família do município.

A proposta é vinculada ao programa Previne Brasil, que estabelece financiamento conforme o atendimento da população e garante incentivos como a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde, por meio de outro programa, o Saúde na Hora.

Anteriormente recebiam o benefício do Previne Brasil as equipes técnicas das unidades que batessem a meta de 80% de serviços e ações previstas na lei. Pelo texto, 50% do valor do Previne Brasil seja destinado a todas as unidades de saúde e 50% àquelas que bateram meta. Assim, quem bate meta fica com 100% e quem não alcança a meta recebe 50%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prefeito de Coxim é multado por tentar ‘driblar’ Justiça Eleitoral na época de campanha

Alison “Mamute” anuncia aposentadoria no final da temporada no RJ

Associação tenta exoneração de procurador comissionado na Câmara de Angélica

Homem morre em voo da Turkish Airlines para os EUA e corpo desaparece após o pouso

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

irmao eliza samudio 2

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

Mais de 420 mil trabalhadores estão em situação informal em MS

Últimas Notícias

Brasil

Lula cita ‘truco’ para criticar posição de Trump sobre tarifaço

Lula afirmou que Trump não quer conversar e que o Brasil está aberto a negociações

Cotidiano

Festas julinas, obra e eventos religiosos interditam ruas de Campo Grande neste fim de semana

Os condutores devem trafegar com cautela, sempre respeitando as sinalizações provisórias

Cotidiano

Campo Grande fecha acordo para retomar plano de revitalização da Rotunda

Projeto foi contemplado para reformar espaço histórico do Complexo Ferroviário

Cotidiano

Repronutri 2025 reunirá especialistas para debater o futuro da pecuária em MS

Evento será realizado nos dias 29 e 30 de julho, em Campo Grande