Pular para o conteúdo
Política

Pautado na CCJ, reajustes dos servidores da Alems e TCE-MS são aprovados em sessão do mesmo dia

Projeto também institui programa de assistência à saúde e altera o regulamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte dos servidores
Evelin Cáceres, Dândara Genelhú -
Os deputados membros da CCJR na Alems (Divulgação, Alems)

O Projeto de Lei 151/2023, sobre o reajuste remuneratório, instituição do programa de assistência à saúde, e que altera o regulamento do auxílio-alimentação e do auxílio-transporte dos servidores do Poder Legislativo foi considerado constitucional por unanimidade na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia Legislativa e já aprovado nesta quarta-feira (31) durante sessão da Casa pelos deputados.

O projeto de autoria do (Tribunal de Contas) que reajusta o salário dos servidores do órgão em 7%, além dos 5% já assegurados como revisão geral anual, também foi aprovado nesta quarta. A proposição ainda trata do auxílio-alimentação e auxílio-saúde.  

Durante a reunião, a deputada e presidente do grupo de trabalho, Mara Caseiro (PSDB), distribuiu nove matérias entre os integrantes da CCJR, e relatou outras três. O Projeto de Lei 148/2023, de autoria do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas, que reajusta os vencimentos dos servidores do TCE-MS e MPC-MS e altera os artigos 19-B e 19-C da Lei n. 3.877, de 31 de março de 2010, recebeu parecer favorável por unanimidade. O índice de reajuste contido na proposta é de 7%. 

Também recebeu parecer favorável à tramitação o Projeto de Lei 145/2023, de autoria do deputado Junior Mochi, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado de o Campeonato de Pesca Esportiva – Galera do Taquari, a ser realizado no Município de -MS. O parecer foi acompanhado pelos membros da comissão, e será colhido posteriormente o voto do suplente do deputado Junior Mochi, autor da matéria.

Já o Projeto de Lei 83/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos) recebeu parecer contrário. O deputado Junior Mochi pediu vistas do projeto para uma análise mais apurada. A matéria estabelece diretrizes para o Programa Estadual de Valorização da Vida nas escolas de Mato Grosso do Sul.

O deputado Antonio Vaz fez a devolução do Projeto de Lei 140/2023, de autoria do deputado e presidente da , Gerson Claro (PP), que institui, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, o Dia Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e cria a Campanha Coração Azul. A matéria foi aprovada por unanimidade dos membros da CCJR.

O deputado João Cesar Mattogrosso (PSDB) relatou três propostas. De autoria do deputado Renato Câmara (MDB), foi aprovada por unanimidade a tramitação do Projeto de Lei 142/2023, que declara a Utilidade Pública da Aearb (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rio Brilhante), com sede no Município de Rio Brilhante.

O deputado também relatou o Projeto de Resolução 12/2023, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), que cria a “Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa”, em comemoração ao Dia Estadual da comunidade Japonesa e dá outras providências. O projeto tramitará regularmente na Casa de Leis. 

A última proposta relatada pelo deputado João Cesar Mattogrosso foi o Projeto de Lei 74/2023, de autoria do deputado Antonio Vaz. A matéria, que tem o objetivo de criar os CRR (Centros Regionais de Referência) com o objetivo de organizar e fortalecer as redes municipais de saúde e assistência social no atendimento às pessoas com autismo e seus familiares, recebeu parecer contrário por maioria.

O deputado Pedrossian Neto (PSD) fez a devolução de cinco matérias. De autoria do deputado Junior Mochi, foi aprovada por unanimidade dos integrantes da CCJR a tramitação do Projeto de Lei 113/2023, que declara a Utilidade Pública do Instituto Ajude a Ajudar de Cultura, Educação e Assistência Social, com sede no Município de .

Também tramitará regularmente na Alems com a anuência de todos os membros o Projeto de Lei 114/2023, de autoria da deputada Lia Nogueira (PSDB), que declara de Utilidade Pública Estadual a Comunidade Terapêutica Nova Vida, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de natureza assistencial, com sede e foro no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

De autoria da deputada Mara Caseiro, foi considerado constitucional o Projeto de Lei 80/2023. A matéria dispõe sobre diretrizes para atendimento dos portadores de Atrofia Muscular Espinhal – AME, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Também devolvido o Projeto de Lei 190/2022, de autoria do deputado Lidio Lopes (Patriota), que declara de Utilidade Pública Estadual a Comunidade Terapêutica Nova Vida, pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de natureza assistencial, com sede e foro no município de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A matéria foi considerada constitucional por unanimidade.

Projeto de Lei 77/2023, de autoria do deputado Neno Razuk (PL) também foi considerado constitucional e tramitará regularmente na Assembleia Legislativa. A matéria institui o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural no Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Esposa teria ajudado detento a fugir do presídio em Campo Grande

Homem tenta se defender de cachorro, mas acaba sendo esfaqueado no Los Angeles

Alunos da Reme realizam testes de Matemática e Ciências em 2º dia de aplicação do SAEB

Festival abre vagas para oficina gratuita de Cinema em Bonito (Divulgação, Bonito CineSur)

Festival abre vagas para oficina gratuita de Iniciação ao Cinema em Bonito 

Notícias mais lidas agora

MPMS gastou R$ 496 mil com concurso para promotor com 100% dos candidatos reprovados

pcms santa casa

Cirurgião-dentista morreu após cair do 6º andar da Santa Casa, diz polícia

Quatro aparelhos e 50 chips são apreendidos com grupo que clonou celular de Riedel

Homem é condenado a 9 anos de prisão em regime fechado pela morte de comerciante na Homex

Últimas Notícias

Esportes

Ancelotti demonstra confiança antes de estreia no comando da seleção

Um dia antes do jogo contra o Equador pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo

Polícia

Preso por estupro que fugiu da cadeia em Campo Grande é recapturado

Esposa dele o esperava do lado de fora com uma motocicleta

Economia

Dólar fecha em leve alta na contramão do exterior com fiscal no radar

Operadores atribuíram a falta de fôlego do real ao menor otimismo em torno das medidas

Polícia

Residência de idoso é alvo de incêndio no interior de MS

Para controlar as chamas, o Corpo de Bombeiros utilizou cerca de 500 mil litros de água