Pular para o conteúdo
Política

Para ampliar discussão, Luiza Ribeiro tira tombamento do Parque dos Poderes de pauta na CCJ

Segundo a vereadora Luiza Ribeiro esclareceu, é preciso maior discussão sobre a proposta, ampliando o conhecimento sobre o projeto
Evelin Cáceres, Anna Gomes -
A vereadora Luiza Ribeiro durante reunião da CCJ nesta quarta (Divulgação, CMCG)

O projeto de tombamento do Complexo dos Poderes foi retirado da pauta da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Câmara dos vereadores de . Segundo a vereadora Luiza Ribeiro (PT) esclareceu nesta quarta-feira (31), é preciso maior discussão sobre a proposta, ampliando o conhecimento sobre o projeto.

“A gente quer prosseguir discutindo com a sociedade sobre a possibilidade do tombamento, porque os parques são importantes para todos nós. Precisamos entender qual é o obstáculo que a construção civil está enxergando. Retiramos o projeto para promover um debate maior. Agora vamos ampliar o debate, ver quais são as questões que estão impedindo e após corrigidas vamos voltar a tramitação”, disse Luiza.

A vereadora ainda esclareceu que o objetivo do projeto é a preservação, histórica e cultural. “É papel dos vereadores preservar esses ambientes para as futuras gerações”, completou Luiza.

Pessoas favoráveis e contra o projeto estiveram presentes na CCJ desta quarta-feira. Beatriz Meneguine, do Instituto dos Arquitetos do Brasil, departamento de Mato Grosso do Sul, informou que o Instituto não foi consultado. “Quem é responsável pelo patrimônio são os arquitetos. Proteger sim, mas não o tombamento. Se for tombado, qualquer prédio que precisar ter alguma alteração não vai poder ser feita. da mata, ruído, dos animais sim, mas nos prédios, não”.

Complexo dos Poderes

Apresentado há um mês na Câmara Municipal, o Projeto de Lei 10.970/2023, que dispõe sobre o tombamento do complexo de bens imóveis integrado pelo Parque Estadual do Prosa, Parque das Nações Indígenas e Parque dos Poderes, já contra com assinatura de 9 vereadores. O projeto foi apresentado pela vereadora Luiza Ribeiro (PT).

A matéria recebeu subscrição dos vereadores Zé da (Podemos) e Coronel Villasanti (União Brasil) durante a sessão da última quinta-feira (25). O projeto agora passa a ser de autoria de 9 vereadores, sendo eles: Luiza Ribeiro (PT), Ayrton Araújo (PT), Clodoilson Pires (Podemos), Coronel Villasanti (União Brasil), Junior Coringa (PSD), Prof. André Luis (REDE), Ronilço Guerreiro (Podemos), Tabosa (PDT), Zé da Farmácia (Podemos).

A Procuradoria da Câmara Municipal deu parecer favorável à tramitação. O projeto já está na Comissão de Constituição, Justiça para parecer. O relator é o vereador Papy (Solidariedade).

O prevê que as edificações já existentes nos Parques também ficarão protegidas pelo tombamento, mas poderão ser reformadas, revitalizadas ou restauradas desde que mantenham a originalidade arquitetônica. Os órgãos ambiental e cultural do Município de Campo Grande, poderão estabelecer limites e diretrizes para a intervenções nas áreas de entorno dos bens tombados pela lei proposta.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Carta Verde: dirigir em países do Mercosul requer seguro obrigatório antes de pôr o ‘pé na estrada’

Ana Castela desconversa e corta entrevista após pergunta polêmica: ‘Isso daí, não’

Aeroporto de Campo Grande, viagem voo (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Notícias mais lidas agora

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

Carta Verde: dirigir em países do Mercosul requer seguro obrigatório antes de pôr o ‘pé na estrada’

O milagre em Mato Grosso do Sul que possibilitou canonização de Carlo Acutis

Programe-se: feiras e show gratuito marcam feriado em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Vídeo mostra corre-corre após jovem ser esfaqueado e morto na 14 de Julho

Crime aconteceu na madrugada deste domingo

Polícia

Homem é encontrado em calçada com sinais de traumatismo cranioencefálico no Jardim Noroeste

O homem foi encaminhado para a Santa Casa

Transparência

Construtora entra no Reidi e ganha isenção tributária para obra de termelétrica da Arauco

Zopone foi coabilitada em programa existente desde 2007; Reidi garante isenção no recolhimento de PIS-Cofins para materiais da obra

Le Blog Maria Antonia

Filha de Michael Jackson detona filme sobre o pai: “Não faço parte desse circo”

A cinebiografia de Michael Jackson ainda nem chegou às telas, mas já enfrenta controvérsias. Paris Jackson, filha do Rei do Pop, usou as redes sociais para deixar claro que não apoia a produção e criticou declarações recentes de Colman Domingo, ator que dará vida a Joe Jackson, pai de Michael, no longa. Em entrevista à … Continued