Pular para o conteúdo
Política

Presidente do Senado barra CPI e Soraya diz que vai levar pedido ao STF

Soraya busca instaurar CPI para investigar invasões de janeiro que culminaram na depredação de prédios dos três poderes em Brasília
Gabriel Neves -
Soraya Thronicke
Na foto, a senadora Soraya Thronicke (Foto: Nathalia Alcântara, Arquivo, Jornal Midiamax)

A senadora por Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (União), afirmou que irá rebater a manifestação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), ao STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a instauração da CPI do 8/1, que busca investigar as invasões registradas em .

Anteriormente, Pacheco alegou ao ministro do STF, Gilmar Mendes, que o requerimento para abertura da CPI foi apresentado na legislatura anterior, não tendo necessidade de análise.

Vale lembrar que Thronicke apresentou o requerimento ainda em janeiro. A nova legislatura iniciou em fevereiro.

Em nota, a senadora afirmou que a proposição não pode ser considerada requerimento, pois ainda não foi lida por Pacheco.

“O Presidente Pacheco mencionou o art. 332, do Regimento Interno, mas não mencionou em seu texto que o inciso II do artigo diz claramente que não serão arquivadas proposições de senadores que estejam no curso do mandato ou que tenham sido reeleitos”, declarou Soraya.

Por fim, a senadora afirmou que seus advogados preparam manifestação para ser entregue a Gilmar Mendes, em busca de afastar as alegações de Pacheco.

Soraya pede mandado de segurança ao STF

Anteriormente, Soraya acionou o STF com pedido de mandado de segurança para instauração da CPI dos Atos Antidemocráticos. No pedido de , a parlamentar aponta ato omissivo ilegal perpetrado por Rodrigo Pacheco.

Assim, aponta que há “postergação injustificada do dever de processamento e consequente instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito”.

No pedido, Soraya destaca que as normas do Congresso permitem a criação de CPI a partir do requerimento assinado por 27 senadores.

Soraya apresentou o requerimento em 8 de janeiro — mesmo dia em que os prédios dos Três Poderes foram depredados. Além disso, a senadora destaca que angariou 38 assinaturas para a instalação da Comissão.

CPI no Senado

“Ocorre que, decorrido mais de trinta e nove dias, dos quais dezesseis dias após a reeleição do presidente do Senado Federal, este não deu qualquer andamento ao requerimento de instalação da CPI, sendo sequer lido até o presente momento”, sustenta no pedido.

Também documentou a fala de Pacheco sobre a CPI dos Atos Antidemocráticos: “Quem estiver na presidência do Senado evidentemente terá esse compromisso, de cuidar da leitura desse requerimento de CPI”.

Contudo, aponta que há a “omissão do Presidente do Senado quanto a leitura do requerimento de instalação de CPI promovido pela Impetrante, evidencia sua resistência e interesse pessoal contra a instalação da CPI”.

Além disso, Soraya afirma que o mesmo ocorreu com a CPI da da Covid-19. Ela diz que o requerimento “somente foi lido após determinação desta Suprema Corte por meio de medida cautelar”.

Pedidos de Soraya

Por fim, pede a concessão de medida liminar para que o presidente do Senado promova a leitura do requerimento da CPI dos Atos Antidemocráticos. A senadora afirma que há “iminente risco de perda de provas pelo decurso do tempo”.

Soraya solicita que informem a AGU (Advocacia-Geral da União) e a Advocacia do Senado sobre o pedido de liminar. Por fim, pede a “instalação definitiva da Comissão Parlamentar de Inquérito”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Biometria passa a ser obrigatória para concessão de benefícios sociais

Vacinação contra a gripe

Shopping de Dourados terá plantão de vacinação contra a gripe neste fim de semana

Jovem e bebê recém-nascido são assassinados por pai de santo no RS

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: Tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

superfaturamento contratos dsei operação campo grande

Fraude no Dsei: PF cumpre mandado em locadora de Campo Grande e apreende veículo

Juiz dá prazo e pede urgência para marcar primeira audiência da 4ª fase da Tromper

Últimas Notícias

Cotidiano

Abram portas e janelas: Fumacê será aplicado em quatro bairros de Campo Grande

Ação com fumacê visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti

Polícia

Fortemente armado, trio envolvido em roubo de família feita refém é preso em Ponta Porã

O crime ocorreu na manhã da última segunda-feira (21), quando a família foi obrigada a realizar uma transferência via Pix no valor de R$ 60 mil

Polícia

Mais vítimas denunciam pai de santo é por abuso sexual contra menores em Campo Grande

Pai de santo estaria pedindo dinheiro em grupos de WhatsApp para contratar um advogado

Mundo

Ucranianos protestam contra nova lei que tem como alvo agências anticorrupção

Lei foi sancionada mesmo com negativa dos ucranianos