Pular para o conteúdo
Política

Novo secretário de Saúde de MS cita monitorar Covid e regionalizar setor como desafios

Corrêa disse que tem consciência que o número de pessoas contaminadas pela covid pode aumentar após o ano novo
Anna Gomes -
secretario
Novo Secretário de Estado de Saúde. Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

O médico Maurício Simões Corrêa tomou posse como novo secretário de Estado de Saúde de , na gestão do governador Eduardo Riedel (PSDB), no domingo (1º). O Chefe da pasta comentou sobre assumir o cargo em uma época que a Covid-19 voltou a ter aumento nos casos.

Durante a cerimônia de posse, Corrêa disse que tem consciência que após as datas festivas o número de pessoas contaminadas pela covid pode aumentar e adianta que vai seguir observando os cenários de perto.

“Nós vamos continuar monitorando. É possível que depois das festas do final de ano os casos aumentem um pouco. É preciso que as pessoas se conscientizem da necessidade da higiene das mãos e do uso de máscara. A Covid veio para ficar e será mais uma das doenças respiratórias que teremos que controlar”, explicou.

Entre os principais desafios propostos pela atual gestão estadual, o novo secretário recebe a missão da conclusão da Regionalização dos Serviços de Saúde e do Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além da garantia de eficiência para a Rede Hospitalar Estadual e a ampliação do uso da Telemedicina, Medicina Bioeletrônica e Inteligência Artificial para Fortalecimento da Interface entre Saúde e Ciência.

Novo Secretário

Além de especialista em cabeça e pescoço, Simões também construiu uma longa carreira no setor administrativo como diretor-presidente da Unimed .

Natural do , o médico tem 57 anos, formou-se pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques Escola de Medicina do em 1987, realizou Residência de Cirurgia Geral no Hospital dos Servidores do Rio de Janeiro (1988 a 1990) e Residência Médica no Instituto Nacional do Câncer (INCA/RJ), no período de 1990 a 1993.

Casado, com filhos, mudou-se para o Estado em 1993 e sua experiência como gestor hospitalar em Mato Grosso do Sul começou no Hospital São Julião (1998 a 2001) onde exerceu a função de diretor-clínico; logo depois como diretor-presidente da Unicred (2002 a 2005) e tendo três passagens pela Unimed Campo Grande sendo duas vezes como diretor-presente (2007 a 2010) e (2019 a 2022), bem como, diretor-financeiro (2013 a 2016).

Simões também foi docente na Universidade Uniderp onde ministrou aulas no curso de medicina (1999 a 2016). Dentro do Conselho Federal de Medicina (CFM) é Membro da Comissão de Saúde Suplementar e Membro da Técnica de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Como marco de sua carreira profissional, o médico é presidente-fundador da Fundação Miguel Couto e registra passagem pela Fundação Unimed como membro do Conselho Curador; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), como membro do Conselho de Administração, além de ser membro da Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. Por duas vezes, vice-presidente da Região Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Atualmente é diretor-presidente da Federação das Unimeds MS (Gestão 2022 – 2024).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada