Pular para o conteúdo
Política

‘Não tem uma data’, diz Riedel sobre licitação para empresa assumir Aquário do Pantanal

Entrada para atração cultural segue gratuita até que uma empresa administre o local
Karine Alencar, Dândara Genelhú -
riedel aquário pantanal
Eduardo Riedel, governador de MS. (Henrique Arakaki/ Midiamax)

A licitação que dará a possibilidade de uma empresa administrar o Bioparque do — conhecido como Aquário do Pantanal — não tem data prevista. Nesta quinta-feira (14), o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que “não tem uma data, não está previsto ainda” o lançamento do edital.

Ele explicou ao Jornal Midiamax que é uma modelagem que está sendo construída. “O tem sido parceiro do Estado na construção dessa modelagem, mas assim que a gente tiver um cronograma definido, aí nós vamos anunciar para a sociedade como um todo, o formato, como vai ser”, garantiu.

Até lá, o segue operando o Bioparque do Pantanal. Uma das certezas sobre a licitação e condições para que uma empresa administre o local é de que a gratuidade seja garantida aos estudantes.

“A gente não abre mão da gratuidade para os estudantes, é o acesso de toda rede escolar ao Bioparque, é o caráter educativo, científico também, em parceria com as universidades”, justificou. Para Riedel, a atração tem um ambiente inclusivo e faz “com que as diversas formas de pessoas que chegam lá com dificuldade de acesso e podem ter conhecimento”.

A inclusão destes grupos para gratuidade será prioridade, afirmou Riedel. “Esse é o canal que a gente vai adotar junto a essa nova modelagem”, disse o governador.

Bioparque Pantanal

Em um ano de funcionamento, o complexo foi visitado por mais de 300 mil pessoas, muitas delas de outros países, abriga inúmeras espécies de animais característicos de Mato Grosso do Sul e já faz parte da história de muitos moradores e turistas. Até agora, não há previsão para o início da cobrança de ingresso.

Localizada nos altos da avenida Afonso Pena, dentro do Parque das Nações Indígenas, a estrutura desenhada pelo arquiteto Ruy Ohtake se destaca na paisagem por sua exuberância e grandiosidade. Além de receber visitantes ao longo do dia, espaço serve para eventos, conferências e pesquisas científicas.

Vale lembrar que os primeiros visitantes do Bioparque foram os alunos das escolas e convidados. Assim, a abertura ao público geral ocorreu em 2 de maio de 2022. Segundo o espaço, mais de 300 mil pessoas já visitaram o complexo desde então.

Sem previsão de cobrança

Há mais de um ano em funcionamento, o Bioparque Pantanal ainda não é administrado por uma empresa contratada. Por ora, o Governo do Estado assume a gestão do espaço enquanto licitação não é lançada para administração do parque.

Empresa contratada através de um certame pelo ex-governador André Puccinelli, antes do Bioparque ficar pronto, a Cataratas desistiu de administrar o ponto turístico pouco antes da inauguração, em 2022. Foi quando o Governo de Mato Grosso do Sul assumiu a função temporariamente.

Apesar das tratativas realizadas, o Grupo Cataratas comunicou oficialmente a desistência amigável do processo de parceria. “O contrato no modelo de PPP permite um distrato amigável. Houve um posicionamento da empresa, reforçando que o Aquário do Pantanal é o maior aquário de água doce e apresenta condições extremamente adequadas sob o ponto de vista de atratividade como destino turístico. Porém, neste momento, houve um reposicionamento estratégico do Grupo Cataratas”, afirmou Verruck na época.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Funesp revoga autorização e entidades de esporte devem deixar o Guanandizão

VÍDEO: Motociclista tem moto apreendida e questiona ‘vista grossa’ para pneus carecas de caminhão guincho

Novo Minha Casa Minha Vida deve aquecer venda de imóveis de até R$ 500 mil em MS; veja simulação

salario

Salário dos servidores municipais de Campo Grande está disponível para saque

Notícias mais lidas agora

Após adiar por quatro vezes, CNMP vai julgar relatório sobre inspeção no MPMS

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

VÍDEO: Motorista perde controle, derruba árvore e bate em poste de avenida de MS

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra kit de rádio amador quando investigava maus tratos no Taveirópolis

O local estava abandonado pelo suspeito, um homem que já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas.

MidiaMAIS

Depois de ouvir do marido que era feia, ela se curou por meio das fotos e hoje ajuda mais mulheres

Erika teve a autoestima destruída pelo próprio companheiro e só recuperou o amor próprio através da fotografia

Cotidiano

Verticalização do Parque dos Poderes causaria de morte de aves a enchentes e caos no trânsito

Audiência pública discutiu construção de prédios na região do entorno do Parque Estadual do Prosa

Polícia

Dois homens são esfaqueados em briga com ameaças em Anastácio

A polícia foi acionada depois que um dos homens ameaçou o outro durante o atendimento médico.