‘Não tem uma data’, diz Riedel sobre licitação para empresa assumir Aquário do Pantanal
Entrada para atração cultural segue gratuita até que uma empresa administre o local
Karine Alencar, Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A licitação que dará a possibilidade de uma empresa administrar o Bioparque do Pantanal — conhecido como Aquário do Pantanal — não tem data prevista. Nesta quinta-feira (14), o governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que “não tem uma data, não está previsto ainda” o lançamento do edital.
Ele explicou ao Jornal Midiamax que é uma modelagem que está sendo construída. “O BNDES tem sido parceiro do Estado na construção dessa modelagem, mas assim que a gente tiver um cronograma definido, aí nós vamos anunciar para a sociedade como um todo, o formato, como vai ser”, garantiu.
Até lá, o Governo de MS segue operando o Bioparque do Pantanal. Uma das certezas sobre a licitação e condições para que uma empresa administre o local é de que a gratuidade seja garantida aos estudantes.
“A gente não abre mão da gratuidade para os estudantes, é o acesso de toda rede escolar ao Bioparque, é o caráter educativo, científico também, em parceria com as universidades”, justificou. Para Riedel, a atração tem um ambiente inclusivo e faz “com que as diversas formas de pessoas que chegam lá com dificuldade de acesso e podem ter conhecimento”.
A inclusão destes grupos para gratuidade será prioridade, afirmou Riedel. “Esse é o canal que a gente vai adotar junto a essa nova modelagem”, disse o governador.
Bioparque Pantanal
Em um ano de funcionamento, o complexo foi visitado por mais de 300 mil pessoas, muitas delas de outros países, abriga inúmeras espécies de animais característicos de Mato Grosso do Sul e já faz parte da história de muitos moradores e turistas. Até agora, não há previsão para o início da cobrança de ingresso.
Localizada nos altos da avenida Afonso Pena, dentro do Parque das Nações Indígenas, a estrutura desenhada pelo arquiteto Ruy Ohtake se destaca na paisagem por sua exuberância e grandiosidade. Além de receber visitantes ao longo do dia, espaço serve para eventos, conferências e pesquisas científicas.
Vale lembrar que os primeiros visitantes do Bioparque foram os alunos das escolas e convidados. Assim, a abertura ao público geral ocorreu em 2 de maio de 2022. Segundo o espaço, mais de 300 mil pessoas já visitaram o complexo desde então.
Sem previsão de cobrança
Há mais de um ano em funcionamento, o Bioparque Pantanal ainda não é administrado por uma empresa contratada. Por ora, o Governo do Estado assume a gestão do espaço enquanto licitação não é lançada para administração do parque.
Empresa contratada através de um certame pelo ex-governador André Puccinelli, antes do Bioparque ficar pronto, a Cataratas desistiu de administrar o ponto turístico pouco antes da inauguração, em 2022. Foi quando o Governo de Mato Grosso do Sul assumiu a função temporariamente.
Apesar das tratativas realizadas, o Grupo Cataratas comunicou oficialmente a desistência amigável do processo de parceria. “O contrato no modelo de PPP permite um distrato amigável. Houve um posicionamento da empresa, reforçando que o Aquário do Pantanal é o maior aquário de água doce e apresenta condições extremamente adequadas sob o ponto de vista de atratividade como destino turístico. Porém, neste momento, houve um reposicionamento estratégico do Grupo Cataratas”, afirmou Verruck na época.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
PF realiza operação contra crimes de abuso sexual infantil em Campo Grande
Mandado de busca e apreensão foi cumprido em Campo Grande
Orçamento terá bloqueio em torno de R$ 5 bilhões, diz ministro
Número foi passado pela Casa Civil na reunião da Junta de Execução Orçamentária
Internacional vence o Vasco em São Januário e chega a 15 jogos de invencibilidade no Brasileiro
Vasco voltou a perder diante do seu torcedor em São Januário
Luan Santana revela nome da primeira filha com Jade Magalhães
Anúncio foi feito durante participação no “PodPah” desta quinta-feira (21)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.